Economia

Ações de energia limitam ganhos do Dow Jones e S&P

Índice Dow Jones caiu 0,01 por cento, a 21.478 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 0,15 por cento, a 2.432 pontos

Por Reuters 06/07/2017 01h30
Ações de energia limitam ganhos do Dow Jones e S&P
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma queda acentuada nos preços do petróleo derrubou as ações de energia nesta quarta-feira, prejudicando o desempenho dos índices Dow Jones e S&P 500, enquanto o Nasdaq foi impulsionado por ganhos no setor de tecnologia.

O índice Dow Jones caiu 0,01 por cento, a 21.478 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 0,15 por cento, a 2.432 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,67 por cento, a 6.151 pontos.

Os preços do petróleo recuaram cerca de 4 por cento, encerrando a mais longa série de ganhos em mais de cinco anos, devido a um dólar mais forte e preocupações com o aumento das exportações da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"A produção de petróleo dos Estados Unidos altera as condições de mercado e o país é o maior produtor capitalista também", disse Tim Ghriskey, diretor de investimentos da Solaris Asset Management em Nova York.

"Então, o governo não pode mandar a indústria doméstica produzir ou não produzir - eles vão continuar produzindo, desde que seja lucrativo para eles".

As ações da Exxon e da Chevron caíram mais de 1,5 por cento e ficaram entre as maiores quedas do Dow e do S&P. O índice de energia perdeu 2 por cento e registrou o pior desempenho dos 11 principais setores S&P.

Os recentes dados econômicos mornos e uma taxa de inflação abaixo da meta de 2 por cento definida pelo Federal Reserve pode ter influência nos planos do banco central dos EUA para aumentos na taxa de juros.

As novas encomendas à indústria dos EUA caíram mais do que o esperado em maio, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, mas as encomendas de bens de capital foram ligeiramente mais fortes do que as relatadas anteriormente, sugerindo que a indústria permanece em um caminho de crescimento moderado.

Os definidores da política monetária do Fed estão cada vez mais divididos sobre as projeções para a inflação e como isso afetará o ritmo futuro dos aumentos dos juros, de acordo com a ata da mais recente reunião do Fed, em 13 a 14 de junho.

O índice setorial de tecnologia subiu 1 por cento, liderando os ganhos do S&P 500, com os papéis da Advanced Micro Devices, Micron e Nvidia em destaque de alta.

As ações de tecnologia têm oscilado bastante nas últimas semanas, já que a forte alta do setor neste ano levantou preocupações sobre as cotações. O índice do setor de tecnologia subiu quase 17 por cento neste ano.