Economia

Bovespa opera em leve alta nesta quarta com pressão de commodities

Na véspera, o Ibovespa fechou em leve queda de 0,08%, cotado a 63.231 pontos

Por G1 05/07/2017 15h59
Bovespa opera em leve alta nesta quarta com pressão de commodities
Reprodução - Foto: Assessoria
O Ibovespa passou a operar em leve alta nesta quarta-feira (5), influenciado pela queda de ações atreladas a commodities, embora a aprovação do requerimento de urgência da reforma trabalhista no Senado amenize a pressão negativa, segundo a Reuters.

Às 15h34, o Ibovespa avançava 0,02%, a 63.245 pontos.

Destaques

Vale tinha uma das maiores desvalorizações, com queda de quase 2%, em sessão de perdas para os contratos futuros do minério de ferro na China. As preferenciais da Petrobras caíam 0,88%, refletindo as quedas expressivas dos preços do petróleo no mercado internacional. As ações preferenciais do Itaú-Unibanco tinham alta de 0,5%.

A Eletrobras registrava a maior alta do Ibovespa, com notícias sobre medidas que podem beneficiar a estatal. Mais cedo, a Reuters informou que o governo quer gerar recursos para alterar o regime de venda de energia de hidrelétricas mais antigas da Eletrobras, que assim poderia comercializar a produção a preços maiores no mercado de eletricidade. Além disso, reportagem do jornal O Estado de S.Paulo cita que o governo avalia apresentar ao Congresso uma proposta que vai permitir a privatização de usinas e subsidiárias da estatal.

Cenário local

Após a aprovação na noite passada do requerimento de urgência, a proposta da reforma trabalhista deve ser discutida no plenário da Casa nesta sessão e na quinta-feira, enquanto a votação é esperada para a próxima terça-feira.

Apesar disso, a cautela com o cenário político persiste, especialmente após a denúncia contra o presidente Michel Temer.

Na véspera, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) foi escolhido como relator da denúncia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Último pregão

Na véspera, o Ibovespa fechou em leve queda de 0,08%, cotado a 63.231 pontos.