Economia

Bovespa opera em alta nesta 6ª, com cautela diante cenário doméstico

Na véspera, o índice encerrou em alta de 0,55%, aos 62.017 pontos

Por G1 30/06/2017 16h57
Bovespa opera em alta nesta 6ª, com cautela diante cenário doméstico
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera com oscilações nesta sexta-feira (30). O mercado ainda segue cauteloso diante da denúncia envolvendo o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. Ontem, o governo conseguiu aprovar a reforma trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e fixar uma meta de inflação mais baixa do que a atual para os anos de 2019 e 2020.

Às 15h01, o Ibovespa avançava 0,95%, a 62.829 pontos.

Destaques

Perto do mesmo horário, as ações da CSN lideravam as altas, com valorização acima de 4%.

JBS era outro destaque, com avanço de quase 4%.

As preferenciais da Petrobras também operavam no azul, com avanço ao redor de 1%. As preferenciais da Vale subiam levemente após caírem mais cedo.

Na outra ponta, as ordinárias da Fibria figuravam no topo das maiores baixas, com queda de 1,2%.

Cenário local e externo

Até meados de maio, antes de surgirem as acusações contra Temer, o Ibovespa mostrava alta acumulada superior a 10% no ano, e rondava o patamar de 67 mil pontos. No entanto, a crise política derrubou o índice para um novo patamar, ao redor de 62 mil pontos.

Wall Street registrava leves ganhos nesta sexta-feira, após as fortes quedas da véspera, com as ações do setor de tecnologia ensaiando uma recuperação. O índice S&P 500 tinha leve alta de 0,12%.

"Diante do melhor quadro no exterior, esperamos uma sessão mais favorável por aqui. O quadro doméstico é que não contribui muito, e pode tornar os movimentos menos claros e direcionais", escreveram analistas da corretora Guide Investimento em nota a clientes.

As atenções permanecem voltadas para o desenrolar da crise política e no seu impacto sobre o andamento das reformas no Congresso Nacional. Neste sentido, a trabalhista deu mais um passo esta semana e o governo espera sua votação no plenário do Senado na próxima semana.

Já a votação da reforma da Previdência parece menos provável neste momento, "com Temer precisando lutar pela sobrevivência", disse a equipe da Guide.

Último Fechamento

Na véspera, o índice encerrou em 62.238 pontos, alta de 0,36% no dia.