Economia

Operação da Receita Federal apreende bens vendidos ilegalmente nas redes sociais

Foram alvos da Operação For All duas lojas localizadas nos bairros de Ponta Verde e Jatiúca

Por Assessoria / Delegacia da Receita Federal em Maceió 28/06/2017 15h40
Operação da Receita Federal apreende bens vendidos ilegalmente nas redes sociais
Reprodução - Foto: Assessoria

A Receita Federal deflagrou em Maceió, na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, a Operação For All.

O objetivo da operação é combater suposto comércio ilegal de mercadorias contrabandeadas ou descaminhadas (que não pagaram os devidos tributos de importação) e que eram vendidas por meio de Redes Sociais, como Instagram e Facebook. Entre as mercadorias, telefones celulares e roupas de marcas consagradas.

Foram alvos da Operação For All duas lojas localizadas nos bairros de Ponta Verde e Jatiúca, em Maceió, onde as mercadorias negociadas pelas Redes Sociais eram entregues aos compradores. Nos locais, foram apreendidos aparelhos telefônicos Apple iPhone 7 e Samsung S7, Caixas de som bluetooth, iWatchesp e peças de roupas, entre camisas, calças, vestidos e bolsas, de marcas famosas como , como Polo Ralph Lauren, Lacoste e Tommy Hilfiger, totalizando um valor aproximado de R$ 150 mil.

Punições

Os envolvidos com a venda das mercadorias terão o prazo de 20 dias para provar a regular importação dos bens. Caso contrário, todo o material sofrerá pena de perdimento e os envolvidos sofrerão representação fiscal para fins penais, podendo ser condenados a até 05 anos de prisão, além de multa.

As mercadorias apreendidas deverão ir a leilão, com os recursos revertidos para o caixa da União.

Combate à concorrência desleal

Ações como essa, além de punir quem pratica os crimes de contrabando e descaminho, combate a concorrência desleal, que atinge injustamente os comerciantes que atuam dentro da legalidade, que pagam seus tributos e empregam de forma correta seus funcionários.

Nome da operação

O nome da operação é alusivo aos festejos juninos e à origem estrangeira das mercadorias.