Economia
Bovespa cai 0,87% na semana em meio a incertezas políticas
Na sexta-feira, Ibovespa caiu 0,3% e encerrou a 61.087 pontos; para analistas, cenário político ainda inspira cautela dos investidores
"O clima político ainda inspira cautela", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimento. "O mercado acionário ainda não encontra argumentos para grandes recuperações".
Já o dólar avançou 1,58% na semana e fechou a sexta-feira cotado a R$ 3,3391 na venda.
Destaques do pregãoA sessão desta sexta-feira foi marcada também por um cenário negativo para o setor de carnes, após os Estados Unidos suspenderem a importação de carne in natura do Brasil, o que ajudava a tirar força do mercado acionário.
Apesar dos problemas no setor de carne, o principal destaque negativo do Ibovespa foi a Eletrobras. Os papéis ordinários fecharam em queda de 4,52%, enquanto os preferenciais caíram 3,64% no pregão desta sexta-feira.
O mercado recebeu mal as afirmações do presidente do grupo Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, que chamou parte da chefia de "vagabundos" e "safados". Os comentários foram feitos enquanto ele defendia uma reestruturação que prevê o corte de quase 50% dos funcionários da estatal.
Os papéis das siderúrgicas, como Gerdau e Usiminas, ficaram entre os destaques positivos, refletindo as melhores perspectivas para o setor.
Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 0,84%, a 61.272 pontos.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025