Economia

Ufal abre cadastro para seleção de estagiários

Vagas são disponíveis para os bacharelados com estágio obrigatório como pré-requisito da matriz curricular

Por Assessoria 20/06/2017 20h34
Ufal abre cadastro para seleção de estagiários
Reprodução - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou o Cadastro Institucional para Estágio Obrigatório (Cidest) dedicado aos estudantes dos cursos de graduação cuja matriz curricular tenha como pré-requisito a obrigatoriedade do estágio para obtenção do diploma. O cadastro é feito exclusivamente online e estará aberto até o dia 31 de julho.

Sem a necessidade de apresentar documentos, os interessados devem conferir o edital aqui e responder ao formulário de cadastro para entrar na lista de espera. Os critérios de seleção irão classificar os alunos de acordo com o período letivo e coeficiente de rendimento. Os candidatos selecionados passarão por entrevista e conforme a necessidade do setor, serão contratados.

É importante salientar que o estágio não é remunerado e que as habilidades exigidas dos estudantes são restritas às qualificações ofertadas por cada curso. Ou seja, o programa é desenvolvido para que os estudantes possam estagiar dentro das suas áreas de formação.

A iniciativa é da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) que, por meio do levantamento das necessidades administrativas, resolveu criar essa oportunidade para os estudantes se desenvolverem profissionalmente dentro da Universidade. Segundo o gerente de estágios curriculares, Wendell Silva, “o propósito é criar um banco que sirva de ligação entre os setores da Ufal e a parte acadêmica. Identificamos que muitos deles [setores] estavam precisando de estagiários e muitos estudantes estavam precisando de estágio, mas não tinha essa ligação por falta de um agente de contato”, afirma.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, destaca a importância de transformar a Universidade em um campo de estágio obrigatório. “A Ufal , enquanto maior instituição de ensino pública do Estado, tem um potencial formativo significativo. Ela é capaz de qualificar, desenvolver habilidades, promover conhecimentos, competências técnicas, éticas e formativas”, ressalta.

A professora também enfatiza a contribuição que os alunos vão oferecer ao realizar o estágio obrigatório na instituição. “Os estudantes farão com que a Ufal cresça e se fortaleça dessa relação, que é uma via de mão dupla, um espaço oportuno de crescimento também para o estudante. Além de qualificar a ação dos cursos porque cria uma sinergia perfeita a partir dessa relação”, conclui a pró-reitora.