Economia

Petrobras aprova acordo com investidores para encerrar ação individual nos EUA

Outros 19 processos já foram encerrados; ações foram movidas por investidores que se sentiram lesados por corrupção na empresa

Por Reuters / G1 19/06/2017 19h59
Petrobras aprova acordo com investidores para encerrar ação individual nos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria
A Petrobras afirmou que seu conselho de administração aprovou nesta segunda-feira (19) um acordo para encerrar uma ação individual proposta perante a Corte Federal da Pensilvânia (EUA) por um grupo de afiliadas do The Vanguard Group, firma de investimentos que é uma das maiores acionistas da petroleira.

A estatal já havia feito acordos para encerrar outras 19 ações individuais apresentadas à Corte Federal de Nova York, apresentadas por investidores que se sentiram lesados diante das denúncias de corrupção apuradas pela operação Lava Jato.

Ao todo a empresa foi alvo de 27 ações na Justiça americana. A ação judicial do Vanguard era a única ação individual proposta fora de Nova York.

Para refletir os acordos celebrados, assim como as negociações em curso com outros autores de ações individuais, o valor total de provisões estimado passa a ser US$ 445 milhões para o segundo trimestre de 2017, ante US$ 372 milhões provisionados no resultado do exercício de 2016.

A empresa diz, no entanto, que os acordos não são um reconhecimento de culpa, mas sim um termo assinado para proteger os negócios de incertezas, já não é possível fazer uma "estimativa confiável sobre o desfecho" dos processos.

"Esses acordos, cujos termos são confidenciais têm como objetivo eliminar incertezas, ônus e custos associados à continuidade dessas disputas e não constituem qualquer reconhecimento de responsabilidade por parte da Petrobras, que continuará se defendendo firmemente nas demais ações em andamento", afirma em comunicado.