Economia

Bovespa opera em queda nesta 4ª, em movimento de ajuste após o feriado

No pregão anterior, o Ibovespa terminou os negócios com avanço de 0,15%, aos 61.922 pontos

Por G1 16/06/2017 16h16
Bovespa opera em queda nesta 4ª, em movimento de ajuste após o feriado
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa opera em queda nesta sexta-feira (16), com as ações de Petrobras e de bancos entre as maiores pressões de baixa, em sessão marcada por ajustes ao movimento de ADRs (recibos de ações nos Estados Unidos) na quinta-feira, quando o mercado acionário no Brasil esteve fechado por conta do feriado de Corpus Christi.

Às 15h38, o Ibovespa caía 0,61%, aos 61.544 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras estavam entre as principais pressões negativas, caindo ao redor de 3%, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional. Vale também recuava. As ações do Bradesco e do Itaú Unibanco, com peso importante na composição do índice, também puxavam a bolsa para baixo.

De olho na crise política

O impasse do cenário político também segue no radar, fazendo com que investidores evitem grandes apostas no curto prazo, destaca a Reuters. A expectativa é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente na próxima semana denúncia contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva e obstrução de justiça, com base na delação do empresário da JBS Joesley Batista.

Neste cenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na quinta-feira que o recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 18 de julho, pode ser suspenso para que a Casa possa apreciar uma eventual denúncia contra o presidente Temer.

"O problema é que enquanto temos disputas... em torno da manutenção da Presidência, nada tramita na velocidade esperada", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes, referindo-se ao andamento das reformas no Congresso Nacional, ainda segundo a Reuters.

Nesta sexta, o mercado repercute ainda a divulgação do Índice de Atividade Econômica medido pelo Banco Central (IBC-Br), que apontou uma alta de 0,28% em abril.

No pregão anterior, o Ibovespa terminou os negócios com avanço de 0,15%, aos 61.922 pontos.