Economia

Dólar opera em alta com cenário local e resultado das eleições no Reino Unido

Na véspera, a moeda caiu 0,21%, a R$ 3,2652 na venda

Por G1 09/06/2017 16h45
Dólar opera em alta com cenário local e resultado das eleições no Reino Unido
Reprodução - Foto: Assessoria
O dólar opera em alta nesta sexta-feira (9) com investidores ainda cautelosos diante do quarto dia de julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diante das surpresas no resultado das eleições parlamentares no Reino Unido.

Às 15h30, a moeda norte-americana subia 0,49%, vendida a 3,2814, depois de fechar na véspera em queda de 0,21%.

Cenário Local

O mercado financeiro vinha adotando um cenário de queda de Temer, mas com o julgamento em andamento no TSE, a expectativa é que o presidente seja mantido no cargo e, com isso, as reformas em andamento no Congresso ganhem fôlego. A cautela, no entanto, pode retornar ao longo da sessão, com a proximidade do final de semana e com o julgamento não esgotando as dificuldades que Temer tem à frente, avalia a Reuters.

"O mercado está um pouco mais tranquilo com a perspectiva de que Temer não vai ser cassado. Mas há muitas coisas no cenário", afirmou à Reuters o analista de câmbio da corretora Fair, José Roberto Carrera.

O Banco Central realizará nesta sessão mais um leilão de até 8,2 mil swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares -- para rolagem dos contratos que vencem julho, ainda de acordo com a Reuters.

Reino Unido

As eleições parlamentares do Reino Unido, realizada na quinta-feira (8), terminou com os conservadores, representados pela atual primeira-ministra Theresa May, à frente, porém com uma bancada menor. Eles tinham 330 assentos no Parlamento e haviam conseguido 318. Era necessário 326 para se ter maioria no Parlamento. Os trabalhistas, por sua vez, surpreenderam obtendo 261 assentos.

Esse resultado obrigou os conservadores a formar uma coalizão para garantir a governabilidade. O resultado foi visto como um golpe para os investidores que já tinham sido expostos aos eventos de grande risco nos Estados Unidos e na Europa no dia anterior, avalia a Reuters.

Nesta sexta-feira, a libra desvalorizou para US$ 1,2636 dólares e 88,6 'pence' por euro no início da negociação londrina, antes de recuperar algum terreno, ainda de acordo com a Reuters.