Economia
Bovespa fecha em queda nesta quarta e acumula baixa de mais de 4% em maio
Ibovespa caiu 1,96% nesta quarta-feira, aos 62.711 pontos
O Ibovespa, principal indicador da bolsa, caiu 1,96% nesta quarta-feira (31), aos 62.711 pontos, com as ações da Vale entre as maiores perdas, na esteira da queda nos preços do minério de ferro.
No mês, o índice acumulou queda de 4,12%. No ano, entretanto, o Ibovespa ainda acumula ganhos de mais de 4%.
Os investidores aguardavam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sobre a Selic. Após o fechamento dos mercados, o BC anunciou corte dos juros de 11,25% para 10,25% ao ano, dentro do esperado pelo mercado, mas sinalizou que deve promover reduções menores de juros no futuro por conta do aumento das tensões políticas.
Cenário localA bolsa tem mostrado volatilidade há cerca de duas semanas, desde a delação dos executivos da JBS, que passaram a colocar em xeque a permanência de Temer no comando do país. Desde então, o governo têm se esforçado para mostrar que a agenda no Legislativo vai avançar, o que tem amparado alguma recuperação no mercado, destaca a Reuters.
No entanto, as incertezas políticas permanecem e não abrem espaço para o Ibovespa retomar o patamar antes da crise, ao redor de 68 mil pontos.
Nesta sessão, investidores aguardam a decisão do Banco Central, após o fechamento, sobre o rumo da taxa básica de juros, com as expectativas apontando para corte de 1 ponto percentual. Antes da crise, vinham crescendo as apostas de redução de 1,25 ponto percentual.
JBS sobe mais de 9% após acordo de leniênciaPerto do fechamento, JBS liderava os ganhos do dia, com avanço de 9,05%, após a sua controladora J&F fechar acordo de leniência que prevê o pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões a ser paga em 25 anos, a maior já aplicada no mundo por um acordo deste tipo.
Vale PNA caiu 4,6% e Vale ON perdeu 5%, após quatro pregões seguidos de ganhos para os papéis da mineradora e em sessão de baixa para os futuros do minério de ferro na China, que caíram para o menor patamar desde novembro, segundo a Reuters.
Petrobras PN cedeu 2,99% e Petrobras ON recuou 3,88%, acompanhando o movimento dos preços do petróleo no mercado global, que caíram forte com o aumento da produção da Líbia alimentando a preocupação de que os cortes liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo estão sendo prejudicados por vários países que estão excluídos do pacto.
BTG Pactual Unit caiu 6,23%. No radar estavam a notícias de que o ex-ministro Antonio Palocci disse aos procuradores do Ministério Público Federal, durante negociações de delação premiada, que a compra de participação no Banco Panamericano pela Caixa Econômica Federal, em 2009, atendeu interesse do banqueiro André Esteves, destaca a Reuters.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas