Economia

Bovespa fecha em queda com reflexos da crise política e feriado nos EUA

Ibovespa fechou com variação negativa de 0,51%

Por G1 29/05/2017 19h43
Bovespa fecha em queda com reflexos da crise política e feriado nos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa iniciou a semana fechando em queda nesta segunda-feira (29), com o mercado ainda atento à crise política que eclodiu após denúncias envolvendo o presidente Michel Temer. O dia também foi marcado por feriado nos Estados Unidos, o que deve reduzir o volume de negócios.

O Ibovespa fechou com variação negativa de 0,51%, a 63.760 pontos.

Na sexta-feira (26), o índice subiu 1,36%, a 64.085 pontos. Na semana passada, acumulou ganhos de 2,3%, devolvendo parte da perda de mais de 8% registrada na semana anterior.

No mesmo dia, houve a troca de comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a nomeação de Paulo Rabello de Castro, após Maria Silvia Bastos Marques renunciar ao cargo.

No último domingo (28), assessoria do Palácio do Planalto anunciou que o presidente Michel Temer decidiu transferir o ministro Torquato Jardim do Ministério da Transparência para o comando do Ministério da Justiça, substituindo Osmar Serraglio (PMDB-PR), que estava no cargo desde março. Jardim foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dois períodos e presidiu o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) de 2002 a 2008.

Destaques

As ações preferenciais do Bradesco tiveram queda de 1%, enquanto as preferenciais do Itaú perderam 0,5%. SANTANDER UNIT teve baixa de 0,62% e as ações ordinárias do Banco do Brasil recuaram 0,69%, de acordo com a Reuters.

SABESP ON perdeu 1,37%, com investidores ainda preocupados com a revisão tarifária da empresa. Recentemente, a Sabesp informou que a aprovação da nota técnica final e o relatório com deliberação sobre a revisão tarifária deve acontecer em 15 de setembro.

Enquanto as preferenciais da Petrobras tiveram baixa de 0,8%, as ações ordinárias da estatal cederam 1,31%, revertendo os ganhos do início do pregão, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional, que tiveram leves altas após perdas acentuadas na semana passada, avalia a Reuters.

A JBS ON recuou 0,13%. Os papéis da empresa têm tido forte volatilidade desde a delação de seus executivos. No radar neste pregão estava a saída de Joesley Batista da presidência do conselho de administração e de seu irmão Wesley da vice-presidência do colegiado.

Investidores também seguem atentos às negociações para um acordo de leniência do grupo J&F, controlador da JBS. E a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu mais um processo contra a JBS, elevando para oito o número de investigações nas últimas duas semanas, ainda de acordo com a Reuters.

A FIBRIA ON liderou a ponta positiva do pregão, avançando 3,64%, enquanto a SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA ganhou 2,01%.