Economia

Presidente do BNDES pede demissão; alegou "razões pessoais"

Maria Silvia estava no cargo desde maio do ano passado

Por Agência Brasil 26/05/2017 18h38
Presidente do BNDES pede demissão; alegou 'razões pessoais'
Reprodução - Foto: Assessoria

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão nesta sexta-feira (26). Em nota divulgada há pouco, ela alegou "razões pessoais" para deixar o cargo. A decisão foi comunicada ao presidente Michel Temer pela própria Maria Sílvia que esteve no Palácio do Planalto no início da tarde, por volta das 14h30. De acordo com a assessoria do Planalto, a notícia pegou o presidente de surpresa. 

Mestre e doutora em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Maria Silvia estava no cargo desde maio do ano passado. 

Em nota, o Palácio do Planalto agradeceu o trabalho realizado pela economista classificando sua conduta como “honesta, competente e séria”. A Presidência frisou ainda que Maria Silvia “despolitizou” a relação do banco com as empresas.

“Seu trabalho honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos a serem contemplados com financiamentos oriundos de recursos públicos. Deixará como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública”, disse a nota.

O BNDES informou que o diretor Ricardo Ramos, funcionário de carreira do banco, responderá interinamente pela presidência da instituição.