Economia

Receita Federal frustra tentativa de emissão de CPF com documento falso em Maceió

Gerou desconfiança o fato de a pessoa ter 32 anos e ainda não ter CPF

Por Assessoria / Delegacia da Receita Federal em Maceió 22/05/2017 17h41
Receita Federal frustra tentativa de emissão de CPF com documento falso em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Na última sexta-feira, 19, um homem de 32 anos chegou à Delegacia da Receita Federal em Maceió, para se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) mediante uma certidão de nascimento falsificada. Ele foi conduzido de forma coercitiva à sede da Polícia Federal.

O que chamou a atenção do servidor da Receita que fazia o atendimento foi a divergência de qualificação da tabeliã, observada entre o carimbo e o timbre do papel da Certidão que, em tese, teriam sido utilizados pelo cartório. Também gerou desconfiança o fato de a pessoa ter 32 anos e ainda não ter CPF.

Diante dessa suspeita, a Receita digitalizou uma cópia da certidão e a enviou para o cartório solicitando que verificasse a autenticidade do documento. Após a análise, o cartório confirmou tratar-se de uma fraude. O número de série do falso documento era maior do que o emitido, até então pelo cartório.

Comprovada a fraude, a Receita acionou a Polícia Federal, que em tempo hábil compareceu ao local e conduziu a pessoa até a sede do Órgão para que fosse feito o flagrante.

Segundo o delegado adjunto, Francisco Tavares, a pena para quem comete esse tipo de delito é de um a cinco anos de reclusão.