Economia

Bovespa fecha em alta pelo sexto dia; JBS perde mais de 8% após balanço

É a sexta alta seguida da bolsa, que avança 14% no ano

Por G1 16/05/2017 19h58
Bovespa fecha em alta pelo sexto dia; JBS perde mais de 8% após balanço
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta terça-feira (16), após operar com instabilidade ao longo do dia. Investidores repercutiram os últimos balanços da temporada e com a JBS liderando as baixas do dia.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 0,31%, aos 68.684 pontos.

É o maior patamar de fechamento desde o dia 21 de fevereiro (69.052).

No mês de maio, o indicador avança 5,01%. No acumulado do ano, tem valorização de 14%.

Destaques do dia

As ações da JBS recuaram mais de 8%, após divulgar resultado de primeiro trimestre abaixo do esperado por analistas. Na véspera, a companhia reportou que fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 422,3 milhões.

O presidente da JBS, Wesley Batista, afirmou durante a teleconferência com analistas que ainda vê o segundo semestre como uma janela para o IPO das operações internacionais da companhia, mas ressaltou que o negócio ocorrerá quando a avaliação da subsidiária pelos investidores não for afetada por assuntos como as operações da Polícia Federal.

A JBS foi alvo de operação deflagrada na sexta-feira pela Polícia Federal que investiga suspeita de fraudes e irregularidades na liberação de apoio de R$ 8 bilhões do BNDES à companhia.

Na outra ponta, a Sabesp liderou as altas com valorização de quase 7%. Petrobras teve leva alta, enquanto as ações preferenciais da Vale subiram mais de 3%.

Cenário político

"O ambiente político se mostra favorável para as negociações que cercam a reforma previdenciária e a agenda do mercado já coloca como possível a votação em plenário (na Câmara dos Deputados) na última semana de maio ou primeira de junho", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 0,37%, aos 68.474 pontos. O patamar mais alto desde o dia 22 de fevereiro (68.589).