Economia

Bovespa tem forte alta, puxada por aprovação de reforma e Petrobras

Na véspera, índice fechou em alta de 1,15%, aos 66.277 pontos

Por G1 10/05/2017 16h30
Bovespa tem forte alta, puxada por aprovação de reforma e Petrobras
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera em alta nesta quarta-feira (10), com o mercado otimista após conclusão da votação da reforma da Previdência em comissão especial da Câmara dos Deputados, e tendo como pano de fundo a notícia de que a Petrobras incluiu a refinaria de Pasadena em seu plano de desinvestimentos.

Às 16h, o Ibovespa subia 1,29%, a 67.242 pontos.

As ações da Petrobras avançavam quase 4% nas preferenciais e pertyo de 3% nas ordinárias, após a estatal informar que incluiu em sua bilionária carteira de venda ativos a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e a Petrobras Oil & Gas B.V., que detém ativos na África.

O objetivo da Petrobras é obter US$ 21 bilhões em parcerias e desinvestimentos no biênio 2017/2018, mesma meta anterior à inclusão de Pasadena e dos ativos da África no plano. A empresa não informou se alguma unidade que estava à venda deixou de integrar tal portfólio.

Reforma da Previdência

Após a conclusão na véspera da votação da reforma da Previdência na comissão especial, que rejeitou a maioria dos destaques, a matéria segue agora para apreciação no plenário, onde terá de ser aprovada em dois turnos de votação por três quintos dos deputados.

Também ajudando o tom positivo do mercado acionário estava a desaceleração da inflação no Brasil, que foi de 4,08% nos 12 meses até abril, ante 4,57% no mês anterior. Os dados corroboram a manutenção dos cortes da taxa básica de juros e levam alguns agentes de mercado a considerar, inclusive, uma aceleração no ritmo de reduções.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 1,15%, aos 66.277 pontos, influenciado pelo noticiário corporativo local, tendo as ações da EcoRodovias e da Copel entre os destaques positivos, e com investidores monitorando a votação dos destaques à reforma da Previdência em comissão da Câmara dos Deputados.