Economia

Bolsa opera sem viés pressionada por Vale; BB Seguridade é destaque positivo

Na sexta-feira (5) o Ibovespa fechou em alta de 1,31%, aos 65.709 pontos

Por G1 08/05/2017 16h12
Bolsa opera sem viés pressionada por Vale; BB Seguridade é destaque positivo
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa oscilava entre leves altas e baixas nesta segunda-feira (8), com as ações da Vale entre as principais influências negativas diante de novo recuo do minério de ferro na China, enquanto BB Seguridade subia após balanço, ajudando a limitar as perdas, destaca a Reuters.

Às 15h25, o Ibovespa caia 0,26%, a 65.535 pontos.

Na sexta-feira (5) o Ibovespa fechou em alta de 1,31%, aos 65.709 pontos. Veja a cotação. Na semana, a bolsa subiu 0,47%.

No exterior, a diminuição das incertezas políticas na Europa após Emmanuel Macron confirmar as expectativas e vencer a eleição para a presidência da França também ajudava a reduzir a pressão sobre os mercados. Localmente, investidores seguem à espera de novidades relativas ao avanço das reformas no Congresso Nacional, principalmente a da Previdência, acrescenta a agência.

"O governo parte para o corpo a corpo para agilizar a tramitação e os mercados vão sentir se este esforço terá êxito para apostar em nova rodada positiva por aqui", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.

As ações preferenciais da Vale tinham baixa de 1,52% e as ordinárias recuavam 1,19%, em mais uma sessão de perdas para os contratos futuros do minério de ferro na China.

As ordinárias da BR Malls caíam 0,79%, após fechar a sexta-feira (5) com ganhos superiores a 5,5% diante de reportagens informando que a administradora de shopping centers estaria preparando uma oferta de ações. Nesta manhã, a empresa confirmou que contratou bancos para levantar cerca de R$ 1,7 bilhão por meio de oferta pública primária de ações com esforços restritos.

As ações ordinárias do Banco do Brasil registravam baixa de 1,12%, tendo o desempenho mais fraco do setor bancário, após informar que o Tesouro Nacional determinou a venda das ações do BB no fundo soberano, em um programa a ser realizado ao longo de até 24 meses. Analistas do Credit Suisse consideram a notícia marginalmente negativa, mas permanecem otimistas com o papel devido ao valor atrativo e o bom momento para os resultados diante da melhora do retorno sobre patrimônio líquido.

As ordinárias da BB Seguridade subiam 1,58%, entre os destaques positivos do Ibovespa, , alta de 3,7% sobre o mesmo período de 2016. Analistas do BTG Pactual consideraram os resultados uma surpresa "pequena, mas positiva".

Os papéis preferenciais da Petrobras subiam 0,77%, enquanto as ações ordinárias tinham alta de 1,15%, em sessão sem rumo claro para os preços do petróleo no mercado internacional, que refletiam dados mostrando que a recuperação das atividades de perfuração nos Estados Unidos se estende por um ano, mas com o movimento limitado pelas notícias de que a Organização de Países Exportadores de Petróleo e outros produtores vão ampliar o corte da produção, avalia a Reuters.