Economia

Bovespa fecha em alta de 2%, com otimismo no cenário político interno

Índice acumulou ganho de 2,58% na semana passada e de 0,65% no mês de abril

Por G1 02/05/2017 19h58
Bovespa fecha em alta de 2%, com otimismo no cenário político interno
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta terça-feira (2), diante da percepção de que as recentes manifestações não tiraram força do governo federal para avançar as reformas, incluindo a da Previdência, e também ajustando-se ao tom positivo do mercado acionário norte-americano na véspera, quando foi feriado no Brasil, segundo a Reuters. As ações da Embraer lideravam a ponta negativa após divulgação de balanço.

O Ibovespa subiu 2,02%, a 66.721 pontos. No ano, o Ibovespa acumula alta de 10,78%.

Destaques

JBS ON liderou as maiores altas e subiu 8,02%. No radar estava a conclusão da aquisição da Plumrose nos Estados Unidos, o que permitirá que a companhia brasileira eleve sua participação no segmento de produtos preparados e de alto valor agregado. Apesar dos ganhos neste pregão, o papel ainda acumula perdas de 7,5% desde a deflagração da operação Carne Fraca, em meados de março, de acordo com a Reuters.

A LOJAS AMERICANAS PN também figurou entre os destaques positivos do índice, com alta de 7,36% depois que a mesa de negócios do Credit Suisse para América Latina afirmou estar mais positiva em relação a ações de empresas brasileiras ligadas ao mercado doméstico, ainda de acordo com a Reuters.

PETROBRAS ON fechou estável e PETROBRAS PN teve variação positiva de 0,14%. Depois de passarem a maior parte do pregão em alta, os papéis perderam fôlego diante da forte queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

Já a VALE PNA avançou 2,25% e VALE ON ganhou 2,15%, em linha com os futuros do minério de ferro na China. Além disso, na segunda-feira, os ADRs dos papéis preferenciais da mineradora avançaram 0,85%, e dos ordinários subiram 1,17%, diz a Reuters.