Economia

Exército abre concurso para 440 vagas na escola de cadetes

São 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino. Candidatos devem ter nível médio e idade entre 17 e 22 anos.

Por G1 30/04/2017 09h13
Exército abre concurso para 440 vagas na escola de cadetes
Reprodução - Foto: Assessoria

Exército abriu concurso público para 400 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

São 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino, destinadas à matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

No site do "Diário Oficial da União" é possível ver o edital. Acesse aqui.

Os candidatos devem ter nível médio completo, ter entre 17 e 22 anos de idade completados até 31 de dezembro do ano da matrícula e, no mínimo, 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições devem ser feitas de 1º de maio a 20 de junho pelo site www.espcex.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 90.

O processo seletivo terá exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A prova objetiva será aplicada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

O curso, de nível superior, será realizado em 5 anos em regime de internato nas instalações da EsPCEx, em Campinas (SP), com duração de 1 (um) ano, onde o militar em formação recebe o título de aluno; e nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), com a duração de 4 anos, onde o militar em formação recebe o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico. A cadete do sexo feminino, no processo de escolha, somente poderá optar pelos cursos de intendência ou de material bélico.

Os concluintes serão declarados aspirantes a oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de bacharel em ciências militares.