Economia

Bovespa fecha no azul nesta segunda com apoio de Petrobras

Ibovespa subiu 0,09%, a 64.649 pontos

Por Reuters 10/04/2017 18h59
Bovespa fecha no azul nesta segunda com apoio de Petrobras
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou com o seu principal índice quase estável nesta segunda-feira (10), no fim de uma sessão volátil, marcada pela ausência de divulgações relevantes e menor liquidez, com as ações da Petrobras garantindo o encerramento positivo.

O Ibovespa subiu 0,09%, a 64.649 pontos, após acumular queda de 0,6% na semana passada.

Segundo a agência Reuters. as operações também seguiram afetadas por expectativas quanto aos desdobramentos ligados à reforma da Previdência no Brasil e os próximos passos do Banco Central em relação à taxa Selic, além da evolução do quadro geopolítico no exterior.

Na visão do chefe da mesa de operações instuticionais da corretora de um banco estrangeiro em São Paulo, apostas de um BC mais agressivo nos cortes da Selic prevaleceram sobre preocupações com a cena político, o que ajudou ações de consumo.

Pesquisa Focus nesta segunda-feira mostrou nova queda na expectativa para a taxa básica de juros no final deste ano.

Destaques do dia

A alta do petróleo lá fora sustentou um tom positivo nas ações da Petrobras , que se valorizavam 1,63% nas preferenciais e 1,69% nas ordinárias. Os papéis foram ainda ajudados pela melhora na nota de crédito da companhia pela Moody's.

Lojas Renner avançou 1,73%, liderando os ganhos do Ibovespa, em sessão positiva também para outras varejistas do índice, uma vez que o setor tende a se beneficiar de um consumo discricionário (bens e serviços não essenciais) mais aquecido com os cortes de juro pelo BC.

ValeE PNA teve acréscimo de 0,07%, mas Vale ON cedeu 0,41%, tendo como contexto declínio do preço à vista do minério de ferro na China. As siderúrgicas fecharam sem tendência única, com Usiminas em alta de 1% e Gerdau PN recuando 1,9%.

No acumulado no ano, o Ibovespa tem alta de 7,3%.