Economia

Bovespa perde força após governo elevar previsão de rombo fiscal em 2018

Ibovespa fechou em alta de 0,68%, a 64.593 pontos

Por G1 07/04/2017 17h56
Bovespa perde força após governo elevar previsão de rombo fiscal em 2018
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista perdeu força e fechou nesta sexta-feira (7) e longe das máximas da sessão, após o governo federal elevar a previsão de rombo fiscal para 2018. O governo o admitiu que o rombo nas contas públicas em 2018 será maior que os R$ 79 bilhões previstos anteriormente e deve agora chegar a R$ 129 bilhões.

O Ibovespa encerrou em alta de 0,58%, a 64.593 pontos, após chegar a subir 1,52% na máxima da sessão.

Na semana, o índice acumulou queda de 0,60%.

Cenário local e externo

O dado negativo da revisão do rombo fiscal somou-se às preocupações quanto ao avanço da reforma da Previdência no Congresso, após o governo admitir na véspera alterar a proposta em pelo menos cinco pontos sensíveis, o que pode reduzir a economia com a reforma entre 15% e 20% ao longo de 10 anos.

Como ponto positivo, no entanto, a inflação oficial do país desacelerou a 4,57% em 12 meses até março, muito perto do centro da meta deste ano, de 4,5%, o que corrobora o quadro de expectativa para corte da taxa básica de juros na próxima semana em um ponto percentual.

O exterior também inspirou cautela após o ataque dos Estados Unidos a uma base aérea síria de onde autoridades norte-americanas afirmam foi lançado um ataque com armas químicas nesta semana. Foi o primeiro ataque direto dos EUA contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, em seis anos de guerra civil.

Já dados do mercado de trabalho norte-americano divulgados mais cedo deram respaldo à expectativa de que o Federal Reserve não deve acelerar o ritmo de alta de juros nos EUA. O país criou 98 mil vagas fora do setor agrícola em março, o menor número desde maio do ano passado.

Destaques do dia

Petrobras PN subiu 1,17% e Petrobras ON avançou 0,59%, em dia de alta nos preços do petróleo no mercado internacional depois do ataque norte-americano contra uma base militar da Síria.

JBS avançou 4,21%, liderando os ganhos do Ibovespa, recuperando-se após cair nos nove pregões anteriores, acumulando perda de 13,2% no período, na esteira da operação Carne Fraca da Polícia Federal.

Itaú Unibanco PN ganhou 0,77%, devolvendo as perdas da véspera e ajudando a manter o Ibovespa no azul devido ao peso das ações na composição do índice. Bradesco PN teve alta de 0,22%.

Eletorbras ON caiu 1,31%, após a Justiça suspender a licença de operação da hidrelétrica de Belo Monte, da qual a estatal é uma das sócias, com participação de quase 50% no projeto.