Economia

Bovespa fecha em queda nesta 4ª com incerteza sobre reforma na Previdência

Ibovespa caiu 1,51% nesta quarta, aos 64.774 pontos; no ano, a bolsa acumula alta de 7,55%

Por G1 05/04/2017 18h55
Bovespa fecha em queda nesta 4ª com incerteza sobre reforma na Previdência
Reprodução - Foto: Assessoria
A bovespa fechou em queda nesta quarta-feira (5). O Ibovespa, principal indicador da bolsa, caiu 1,51%, aos 64.774 pontos. No ano, a Bovespa acumula alta de 7,55%.

Depois de operar perto da estabilidade na maior parte do dia, a bolsa engrenou movimento de baixa acentuada perto do final do pregão, influenciado por receios de investidores sobre as chances de aprovação da reforma da Previdência, avalia a Reuters.

Antes do final da sessão, o Grupo Estado publicou levantamento afirmando que a proposta de reforma da Previdência defendida pelo governo de Michel Temer seria rejeitada nesta quarta por 242 deputados, mesmo com a opção de suavizar o texto, ainda segundo a Reuters. Para aprovar a reforma, Temer precisa de 308 votos favoráveis, de um total de 513 deputados.

As ações da Petrobras também passaram a cair. Neste pregão, repercutiram os anúncios na véspera ligados à venda da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Já a Vale operou em queda de mais de 3%, em sessão de alta dos preços das commodities metálicas no exterior. A mineradora anunciou um corte de US$ 1,4 bilhão no investimento previsto entre 2018 e 2021.

Do cenário externo, investidores repercutem números de emprego no setor privado dos Estados Unidos, além da ata da última decisão de juros do banco central norte-americano, o Federal Reserve (Fed). O documento aponta para continuidade de aumento gradual dos juros nos EUA.

Último fechamento

Na terça-feira, o Ibovespa subiu 0,85%, aos 65.768 pontos. No ano, a Bovespa acumula alta de 9,20%.