Economia

TCU aponta superfaturamento em obra de refinaria da Petrobras

Bloqueio não atinge a Andrade Gutierrez, que colabora com investigações

Por G1 05/04/2017 18h57
TCU aponta superfaturamento em obra de refinaria da Petrobras
Reprodução - Foto: Assessoria
O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou, nesta quarta-feira (5), um superfaturamento de R$ 544 milhões em obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, e determinou o bloqueio de bens das empresas suspeitas de envolvimento nas irregularidades.

Até a última atualização desta reportagem, o TCU ainda não havia divulgado o nome das empresas que tiveram bens bloqueados. A corte informou, porém, que uma das envolvidas, a construtora Andrade Gutierrez, não foi atingida pela determinação porque fez um acordo de delação premiada dentro da Operação Lava Jato e colabora com as investigações.

O bloqueio de bens visa garantir recursos para ressarcir a Petrobras, casos as irregularidades fiquem comprovadas. O processo, portanto, ainda está em andamento no TCU, que deu 15 dias para que as empresas com bens indisponibilizados apresentem defesa.

Só após concluído o processo, o que não tem prazo para ocorrer, é que o tribunal pode adotar medidas contra as empresas cujas suspeitas de envolvimento em irregularidades ficarem comprovadas.

A auditoria verificou os contratos de obras de implantação das unidades de Destilação Atmosférica e a Vácuo, de Hidrocraqueamento Catalítico e de Coqueamento Retardado do Comperj, estruturas usadas no refino de petróleo.

Segundo o relator do processo, ministro Vital do Rêgo, o valor do prejuízo, de R$ 544 milhões, é em preço de 2010, quando foi feita a auditoria. Em 2015, houve uma nova inspeção nas obras citadas.