Economia

4 de abril de 2017 20:58

Bovespa vira e fecha em alta nesta terça-feira

Ibovespa subiu 0,85% nesta terça, aos 65.768 pontos; no ano, a bolsa acumula alta de 9,20%

A bovespa virou e fechou em alta nesta terça-feira (4). O Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 0,85%, aos 65.768 pontos.

Em abril, o índice iniciou em queda de 1,34%. Já na semana houve avanço de 3%. No ano, a Bovespa acumula alta de 9,20%.

À espera da definição do cenário político local e de olho no exterior, investidores adotaram cautela e o cenário negativo prevaleceu durante a manhã.

O anúncio de que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu conceder um prazo de cinco dias para o julgamento das ações que pedem a cassação da chapa eleita em 2014 para a Presidência da República formada por Dilma Rousseff e Michel Temer acalmou os investidores.

Segundo a Reuters, de maneira geral, agentes do mercado acreditam que o processo deve ser arrastado por algum tempo e também veem como remotas as possibilidade da ação culminar no afastamento do presidente Michel Temer.

Ainda no cenário político, segue a expectativa por avanços em reformas, principalmente a da Previdência. Na véspera, o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), afirmou que deve apresentar seu parecer até a quarta-feira da próxima semana e que até lá deve se reunir com bancadas e discutir o texto em busca de consenso com deputados e senadores.

No exterior, ainda segundo a Reuters, Wall Street também operava em tom de cautela, favorecendo os movimentos mais contidos no mercado local, com investidores se preparando para uma reunião potencialmente tensa entre os presidentes dos Estados Unidos e da China, nesta semana.

Destaques

As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que seu projeto de infraestrutura pode atingir um trilhão de dólares, ajudaram a impulsionar ações de empresas do setor de siderurgia e mineração, avalia a Reuters. As ações preferenciais da VALE, em que o acionista tem preferência na distribuição dos dividendos, tiveram alta de 3,54%. Já as ações ordinárias, que dão ao acionista o direito a voto em assembleias da empresa, acumularam alta de 3,86%.

Acompanhando o cenário de ganhos no preço do petróleo no mercado internacional, as ações preferenciais da Petrobras subiram 1,23% enquanto as ordinárias avançaram 0,72%,

Ainda impactadas pelos desdobramentos da operação Carne Fraca, as ações ordinárias da JBS perderam 1,38%, de acordo com a Reuters.

Último fechamento

Na segunda-feira, o Ibovespa subiu 0,35%, aos 65.211 pontos. Em março, o índice caiu 2,18%, na primeira queda mensal do ano. Já na semana passada houve avanço de 2,13%.

Fonte: G1

Comentários

MAIS NO TH