Economia

Monitor do PIB da FGV mostra retração de 0,67% em janeiro

Consumo das famílias recuou 2,6% no trimestre terminado em janeiro

Por G1 03/04/2017 22h52
Monitor do PIB da FGV mostra retração de 0,67% em janeiro
Reprodução - Foto: Assessoria

A economia brasileira teve uma retração de 0,67% em janeiro, na comparação com dezembro de 2016, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (3). Com relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB recuou 1,2% em janeiro.

O PIB brasileiro recuou 0,52% no trimestre terminado em janeiro quando comparado ao trimestre terminado em outubro de 2016, com a série ajustada sazonalmente. A taxa segue estável nesse patamar nos últimos quatro trimestres.

A taxa trimestral móvel do PIB no trimestre findo em janeiro, comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 1,4%. "Embora seja uma taxa negativa é, nesta comparação, superior aos -2,5% observado no último trimestre de 2016, e também a menor apresentada desde o trimestre findo em janeiro de 2015", diz a FGV.

O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume, tendo como base a mesma metodologia das contas nacionais do IBGE.

Consumo das famílias

O consumo das famílias recuou 2,6% no trimestre findo em janeiro em relação ao mesmo trimestre de 2016. O componente bens duráveis apresentou crescimento de 0,5% - primeira taxa positiva após 32 consecutivos de taxas negativas na base de comparação.

Investimentos

A formação bruta de capital fixo, que mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles que servem para produzir outros bens, teve contração de 3,9% no trimestre findo em janeiro em relação ao mesmo trimestre de 2016. O destaque ficou por conta de máquinas e equipamentos, que já havia apresentado modesta contribuição positiva para a taxa trimestral interanual no 4º trimestre de 2016 de 0,2 ponto percentual e chegou em janeiro como uma contribuição de 1,4 p.p.

Exportação

A exportação apresentou crescimento trimestral de 1,7% no trimestre findo em janeiro em comparação ao mesmo trimestre em 2016. A variação atenuou a tendência de queda observada nos últimos trimestres, segundo a FGV. Todos os componentes da exportação apresentaram recuperação na comparação com o trimestre terminado em dezembro.

Importação

A importação cresceu 8,2% no trimestre terminado em janeiro ante igual período do ano anterior. A variação apresenta tendência consistente de retomada, diz a FGV. Apesar dessa tendência positiva, o componente bens de capital ainda se encontra em patamar negativo, com queda de 15,2% registrada no trimestre móvel findo em janeiro.