Economia

Bovespa vira nesta sexta e passa a subir nesta sexta

Na quinta-feira, Bovespa fechou em queda após 6 altas seguidas

Por G1 31/03/2017 16h17
Bovespa vira nesta sexta e passa a subir nesta sexta
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa virou e passou a operar em alta nesta sexta-feira (31). Às 15h40, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, subia 0,22%, a 65.412 pontos.

O mercado segue atento ao cenário político, com investidores procurando ajustar suas posições no curto prazo em meio ao noticiário mais conturbado, após o Ibovespa acumular alta de quase 11% nos dois primeiros meses do ano.

"O noticiário político está mais negativo, com cinco pequenas derrotas no Congresso que ligam o sinal de alerta para o avanço das reformas", escreveram analistas da corretora Guide Investimento em nota a clientes, segundo a Reuters, citando entre as derrotas o adiamento da votação sobre recuperação fiscal dos estados por falta de acordo e a aprovação da terceirização por margem estreita.

Ainda no cenário local, a atividade econômica do país iniciou o ano pior do que o esperado, gerando cautela. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 0,26% em janeiro ante dezembro, enquanto estimativa de analistas consultados pela Reuters apontava queda de 0,10%.

Destaques

Perto do mesmo horário, a Vale subia menos de 1%, após liderar a ponta negativa do índice mais cedo, em mais uma sessão de baixa para os contratos do minério de ferro na China.

Petrobras também operava em alta. No radar estava o anúncio da petroleira de que sua diretoria indicou cinco grupos de ativos que terão os processos de venda reiniciados nas próximas duas semanas para seguir determinações do Tribunal de Contas da União.

Já o setor de bancos, com peso importante na composição do índice, não mostrava tendência definida, com os papéis do Itaú Unibanco em queda e os do Bradesco, em alta. Banco do Brasil também subia.

Na quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,4%, aos 65.265 pontos, após ter acumulado alta de 4% nos 6 pregões anteriores, pressionado por ações de bancos e Vale.