Economia

Bovespa fecha em queda de 0,68% pressionada por setor financeiro, Petrobras e Vale

Ibovespa caiu 0,68%, a 65.782 pontos

Por Reuters 16/03/2017 18h58
Bovespa fecha em queda de 0,68% pressionada por setor financeiro, Petrobras e Vale
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta quinta-feira, pressionado pelas ações do setor financeiro, da Petrobras e da Vale, em sessão de fraqueza em Wall Sreet e intenso noticiário doméstico.

O Ibovespa caiu 0,68%, a 65.782 pontos. O volume financeiro somava R$ 7,5 bilhões.

Na cena doméstica, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que inclusão de ICMS em base de cálculo da PIS/Cofins é inconstitucional ocupou as atenções, assim como balanços corporativos. A cena política também seguiu no radar.

Apesar do efeito positivo em alguns setores, agentes financeiros mostraram certo receio com o efeito negativo da decisão do STF nas contas públicas, incluindo a possibilidade de aumento de outros impostos e contribuições federais.

"A notícia ajudou na realização de lucros", disse o operador da BGC Liquidez Alexandre Soares, citando também cautela com desdobramentos dos depoimentos dos executivos da empreiteira Odebrecht. Isso quer dizer que muitos operadores podem ter vendido suas ações enquanto elas estão em alta, com medo de perder dinheiro lá na frente.

Os destaques negativos são as ações da Petrobras - os papéis preferenciais recuaram 3,45% e os ordinários, 2,51%. O mau humor dos investidores reflete a fraqueza dos preços do petróleo e decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de revogar, com ressalvas, medida cautelar que suspendia a venda de ativos da petroleira, mas obrigando a maior parte dos processos a voltar à estaca zero.

Os papeis da Vale e da BM&FBovespa também foram destaques de baixa em meio ao ambiente de incertezas.

Fechamento na véspera

Na véspera, o índice de referência do mercado acionário brasileiro fechou em alta de mais de 2%, na esteira da decisão de juros nos Estados Unidos.

As principais bolsas dos Estados Unidos fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira, com agentes financeiros embolsando lucros em ações do setor de saúde. O S&P 500 recuou 0,16%.