Economia

Bovespa recua com Vale nesta quinta em dia de noticiário local intenso

Na véspera, o Ibovespa subiu 2,37%, aos 66.234 pontos

Por G1 16/03/2017 16h19
Bovespa recua com Vale nesta quinta em dia de noticiário local intenso
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa mostrava alguma fraqueza nesta quinta-feira(16), com as ações da Vale entre as maiores pressões de queda, em sessão marcada por noticiário local intenso, incluindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que inclusão de ICMS em base de cálculo da PIS/Cofins é inconstitucional como balanços corporativos, segundo a Reuters.

Às 15h38, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caía 0,63%, a 65.815 pontos.

Destaques

A Vale caía, após alta de mais de 12% nos últimos três pregões, apesar de nova apreciação do minério de ferro na China. Na véspera, a mineradora informou que espera receber até o fim de março US$ 733 milhões da japonesa Mitsui pela venda de participação na mina de carvão de Moatize e no Corredor Logístico de Nacala, em Moçambique.

Petrobras também recuava, com os preços do petróleo sem viés claro e agentes financeiros repercutindo decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de revogar, com ressalvas, medida cautelar que suspendia a venda de ativos da Petrobras, mas obrigando a maior parte dos processos, inclusive o da BR Distribuidora, a voltar à estaca zero.

Itaú Unibanco também caía, pesando no Ibovespa em razão do elevada participação que detém na composição do índice, assim como o Bradesco.

Telefônica Brasil estava entre as maiores altas do Ibovespa, ajudada pela decisão do STF sobre o ICMS. Analistas do Morgan Stanley destacaram em relatório que a decisão tem efeito benéfico potencial principalmente para os setores de telecomunicações, industrial e de serviços públicos, com a Telefônica entre as maiores beneficiadas.

Cenário local e internacional

Na véspera, o índice de referência do mercado acionário brasileiro fechou em alta de mais de 2%, aos 66.234 pontos, na esteira da decisão do Federal Reserve de elevar os juros nos Estados Unidos pela segunda vez em três meses, para a faixa entre 0,75 e 1%.

Segundo a Reuters, a decisão do STF de excluir ICMS da base de cálculo de PIS e Cofins deve impactar as contas do governo federal em bilhões de reais e mais de 10 mil processos que estavam parados há anos à espera de uma decisão.

Na visão do gestor Marco Tulli Siqueira, da mesa de operações de Bovespa da Coinvalores, a decisão tem efeito misto, uma vez que tira R$ 20 bilhões do governo e corrobora apostas de aumento de impostos, mas como esse valor fica nas empresas, pode gerar resultado e potencialmente investimentos.

Também no radar e com efeito divergente nos negócios estavam a melhora na perspectiva da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação Moody's e resultados de empresas, além da cena política, particularmente as implicações da operação Lava Jato na aprovação de reformas consideradas necessárias para a economia, como a da Previdência, informa a agência.