Economia

Bovespa busca ficar no azul com suporte de commodities

Fôlego, no entanto, era limitado pela cautela antes da decisão do Federal Reserve nesta tarde

Por G1 15/03/2017 15h47
Bovespa busca ficar no azul com suporte de commodities
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera no azul nesta quarta-feira (15), encontrando algum suporte nos ganhos de commodities como petróleo e minério de ferro, e após a decisão do Federal Reserve de subir os juros nos Estados Unidos.

A sessão é marcada ainda por vencimento de opções sobre o Ibovespa,.

Às 15h39, o Ibovespa subia 0,93%, a 65.301 pontos.

Cenário político

No front político, acabou a espera pela entrega da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que encaminhou na véspera ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito contra políticos detentores de mandato, com base nos acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht com a operação Lava Jato.

Entre os alvos dos pedidos, segundo reportagens publicadas após o envio da dos pedidos, estão alguns ministros do presidente Michel Temer, incluindo Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

As atenções agora se voltam para a confirmação dos nomes envolvidos e os possíveis impactos que o andamento desses inquéritos podem ter no avanço de medidas como a reforma da Previdência.

Juros nos EUA

O Federal Reserve decidiu subir os juros nesta tarde, na primeira alta após a posse do presidente Donald Trump. Na última reunião, em janeiro, o órgão manteve as taxas. Em seu comunicado, o órgão justificou a ação encorajado por dados mensais fortes de emprego e pela confiança de que a inflação está finalmente caminhando para sua meta.