Economia

Bovespa recua nesta terça com cautela antes de Fed e por cena política

Na véspera, o Ibovespa subiu 1,33% por cento, a 65.534 pontos

Por G1 14/03/2017 16h15
Bovespa recua nesta terça com cautela antes de Fed e por cena política
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista operava em território negativo nesta terça-feira, com investidores adotando cautela na véspera da decisão do Federal Reserve sobre os juros norte-americanos e diante do cenário político local.

Às 15h18, o Ibovespa caía 0,77%, a 65.027 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações preferenciais e ordinárias da Petrobras caíam mais de 4%, acompanhando o rumo dos preços do petróleo no mercado internacional, que recuavam após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informar que os estoques globais de petróleo subiram, apesar da implementação do acordo para cortar a produção. Além disso, analistas seguiam à espera da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre processos para vendas de ativos da empresa, por receios de que alguns negócios não avancem como esperado.

Embora uma elevação dos juros pelo Fed na quarta-feira (15) seja dada como certa pela maioria dos agentes econômicos, a expectativa agora é pela sinalização das autoridades do banco central sobre o ritmo de altas à frente.

"O que mais importa e que o mercado não está precificando totalmente é o risco de mais do que duas altas de juros este ano", escreveram analistas do Brown Brothers Harriman em nota a clientes, acrescentando que, quando houver essa precificação, os mercados emergentes podem sofrer grandes pressões.

O andamento do processo para o Reino Unido deixar a União Europeia, o chamado Brexit, também estava no radar dos investidores após a primeira-ministra britânica conquistar o direito de dar início ao processo de desfiliação do bloco e iniciar dois anos de conversas que irão moldar o futuro do Reino Unido e da Europa.

No Brasil, os receios no campo político voltaram à tona, enquanto espera-se a divulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito para políticos citados em delações no âmbito da Lava Jato.

Véspera

O tom positivo prevaleceu na Bovespa nesta segunda-feira (13), com a alta de seu principal índice ganhando suporte na valorização dos preços do minério de ferro na China e tendo ainda as ações da Cemig entre os destaques positivos diante de notícia sobre planos para subsidiárias. O Ibovespa subiu 1,33% por cento, a 65.534 pontos.