Economia

Bovespa fecha no azul nesta sexta, mas cai mais de 3% na semana

Ibovespa avançou 0,14%, a 64.675 pontos

Por G1 10/03/2017 22h58
Bovespa fecha no azul nesta sexta, mas cai mais de 3% na semana
Reprodução - Foto: Assessoria
O mercado acionário brasileiro fechou no azul nesta sexta-feira (10), após acumular queda superior a 3% nos quatro pregões anteriores, ganhando suporte nos dados da inflação local abaixo do esperado, mas com a queda nos preços do petróleo no mercado internacional e a cautela política tirando fôlego do índice.

O Ibovespa teve alta de 0,14%, a 64.675 pontos. Na semana, o índice caiu 3,16%.

Cenário local e externo

Na manhã desta sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação oficial brasileira em 12 meses até fevereiro foi de 4,76%, perto do centro da meta oficial - de 4,5 %.

Os números dão força às apostas de que o Banco Central brasileiro pode acelerar o corte da taxa básica de juros para 1 ponto percentual, potencialmente aumentando a atratividade aos investimentos de renda variável.

Nos EUA, a criação de vagas de emprego subiu mais que o esperado em fevereiro, o que deve dar ao Federal Reserve sinal verde para subir os juros na próxima semana.

A queda nos preços do petróleo, que atingiu mínima em 3 meses, no entanto, tirou o fôlego do mercado acionário brasileiro, abrindo espaço para cautela no cenário político. Entre os destaques, investidores aguardam adivulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito para políticos citados em delações no âmbito daLava Jato.

"Continua a cena política de delações e as notícias boas não são o bastante para suportar (o viés de alta)", disse à Reuters o gestor Marco Tulli Siqueira, da mesa de operações de Bovespa da Coinvalores.

Destaques do dia

Ecorodovias ON subiu 6,16%, tendo a segunda maior alta do Ibovespa, em dia de queda nas taxas de juros futuros. Também esteve no radar o leilão de rodovias no Centro Oeste Paulista, vencido pelo Pátria Infraestrutura III.

Rumo Logística ganhou 4,47%, também entre os destaques positivos do índice, em meio à queda das taxas de juros futuros, o que ajudou as ações de concessionárias como um todo. CCR ON avançou 4,09%, ganhando impulso adicional da informação de que o valor da compra da participação do grupo Odebrecht na concessionária ViaRio foi reduzido em cerca de 75%, para R$ 61,5 milhões.

Petrobras PN caiu 1,31% e Petrobras ON recuou 0,14%, anulando os ganhos vistos mais cedo, conforme os preços do petróleo no mercado internacional também inverteram o sinal. No melhor momento do dia, as ações preferenciais subiram 2,6%. A fraqueza da commodity acabou ofuscando o otimismo com a liberação pela Justiça para a petrolífera seguir com a operação de venda de fatia na Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Vale PNA teve baixa de 2,29% e Vale ON perdeu 1,76%, apesar da leve recuperação nos preços do minério de ferro na China, embora a queda acumulada na semana tenha sido a maior das últimas cinco semanas.