Economia

Agências da Caixa de SP têm filas no 1º dia de saque de contas inativas do FGTS

O cronograma de saques começou nesta sexta-feira (10) para os 4,8 milhões de beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro

Por G1 10/03/2017 08h27
Agências da Caixa de SP têm filas no 1º dia de saque de contas inativas do FGTS
Reprodução - Foto: Assessoria

Pessoas formaram filas em agências da Caixa Econômica Federal da capital paulista antes da abertura do banco para sacar o FGTS de contas inativas. O cronograma de saques começou nesta sexta-feira (10) para os 4,8 milhões de beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.

As agências abriram duas horas mais cedo na cidade, como é o caso da agência na Rua Sete de Abril, no Centro, que está prevista para abrir às 8h. Lá, há ao menos 20 pessoas aguardando a abertura das portas. Em agência da Granja Julieta, na Zona Sul da capital, a situação é a mesma.

A previsão é de que os saques dos beneficiários nascidos nesses dois meses totalizem R$ 6,96 bilhões, equivalente a 15,9% do total disponível, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Para atender a população interessada no FGTS, a Caixa vai abrir as todas as agências com duas horas de antecedência também na segunda (13) e na terça-feira (13). Nesse período serão atendidos apenas os casos relacionados às contas inativas.

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa nesta sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar utilizando o Cartão do Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa.

O mês de março corresponde a 16% de todos os trabalhadores com direito a sacar o dinheiro. O mês de abril tem a maior proporção: 26%. Já o mês de julho tem a menor proporção: 8%. Maio e junho correspondem a 25% dos saques cada um.