Economia

Bolsas dos EUA caem com nova polêmica de Trump e ação na Coreia do Norte

Investidores ficaram inquietos sobre a última polêmica causada pelo governo dos EUA e por tensões geopolíticas

Por Reuters 06/03/2017 21h25
Bolsas dos EUA caem com nova polêmica de Trump e ação na Coreia do Norte
Reprodução - Foto: Assessoria
Os índices acionários dos Estados Unidos recuaram nesta segunda-feira (6) em um amplo declínio à medida que investidores ficaram inquietos sobre a última polêmica causada pelo governo do presidente norte-americano, Donald Trump, e por tensões geopolíticas provenientes da Coreia do Norte.

O índice Dow Jones caiu 0,24%, a 20.954 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,33%, a 2.375 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,37%, a 5.849 pontos.

Efeito Trump

O S&P 500 subiu cerca de 11% após a vitória do presidente Donald Trump em novembro, com a aposta de investidores na implementação de menos regulações, impostos menores e aumentos nos gastos com infraestrutura.

Entretanto, a falta de detalhes sobre as propostas de Trump, sua postura isolacionista e dificuldades em preencher seu gabinete levaram alguns investidores a questionarem se o rali após a eleição chegou ao fim.

Trump acusou seu antecessor Barack Obama no sábado de tê-lo grampeado durante a etapa final da campanha eleitoral de 2016, mas não apresentou nenhuma evidência.

Alguns investidores demonstraram preocupação de que a acusação possa atrasar a implementação da agenda econômica de Trump.

"O ponto principal é que investidores fundamentaram esse rali na realização das propostas pela nova administração", disse Jack Ablin, diretor de investimentos do BMO Private Bank em Chicago.

Tensão geopolítica

A Coreia do Norte lançou neste domingo (5) quatro mísseis balísticos em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), segundo informou o governo japonês. O Ministério sul-coreano da Defesa também confirmou o teste, mas não precisou o número de mísseis balísticos lançados pelos norte-coreanos.

As autoridades japonesas e sul-coreanas acreditam que o lançamento realizado hoje pelo regime de Pyongyang responde às manobras conjuntas anuais que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam em território sul-coreano desde a semana passada.