Economia

Bovespa fecha em queda com cautela por política local e exterior

Ibovespa caiu 0,67%, a 66.341 pontos

Por G1 06/03/2017 20h57
Bovespa fecha em queda com cautela por política local e exterior
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em baixa nesta segunda-feira (6), em meio à cautela com a cena política local também de olho no cenário externo, tendo as ações da Suzano liderando a ponta negativa.

O Ibovespa caiu 0,67%, a 66.341 pontos.

Cenário local

A cautela com a política local veio em meio à expectativa de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, peça nesta semana a investigação de ministros da equipe do presidente Michel Temer e senadores do seu partido PMDB por corrupção, com base no recente acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht.

"É uma questão que causa um certo mal-estar e favorece o clima de cautela, mas os riscos políticos sempre existiram", disse à Reuters o analista da Clear Corretora Raphael Figueredo, acrescentando que a situação, por ora, não tem força para causar impactos mais fortes no mercado.

O cenário externo também favoreceu o tom negativo neste pregão, com tensões geopolíticas pesando sobre o apetite a risco dos investidores após a Coreia do Norte lançar mísseis balísticos no mar.

Destaques do dia

Suzano PNA perdeu 5,33% e Fibria ON caiu 3,59%. Analistas do Bradesco BBI reiteraram cautela para o setor e alertaram para reversão de momento favorável para preços de celulose.

Vale PNA recuou 3,1% e Vale ON teve baixa de 2,26%, em sessão de perdas para o preço do minério de ferro na China.

Cielo caiu 2,36%.

Bradesco PN quase 1% e Itaú Unibanco PN perdeu 0,4%, ajudando a pressionar o Ibovespa devido ao peso dos papéis desses bancos no índice.

MRV subiu 3,46%, liderando a ponta positiva do Ibovespa.