Economia

Senai abre em Maceió vagas para dois cursos na área da construção civil

Vagas são para a Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes

Por Comunicação Sistema Fiea 03/03/2017 15h27
Senai abre em Maceió vagas para dois cursos na área da construção civil
Reprodução - Foto: Assessoria

Com as novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida, divulgadas em fevereiro pelo governo federal, a expectativa de abertura de vagas no mercado de trabalho para supervisor de obras (Mestre de Obras) tornou-se uma realidade. De acordo com a convenção coletiva 2016/2017, o salário médio desses profissionais é de R$ 2.550,00.

A boa notícia para quem deseja trabalhar nesta área é que há vagas no curso de Supervisor de Obras ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes, em Maceió. “Será uma qualificação mais completa, onde os alunos passam por todos os processos construtivos de edificações. E com a expertise do Senai como escola profissionalizante há mais de 70 anos no mercado”, explica a engenheira civil Rúbia Fonsêca, líder de área da Construção Civil daquela unidade.

Ao final da capacitação, que dura 160 horas, o aluno estará apto a supervisionar e coordenar serviços nos canteiros de obras. Este profissional executa tarefas como analisar e discutir com o engenheiro detalhes e instruções técnicas do projeto a ser executado e participar da instalação do canteiro de obras, definindo locais físicos conforme projeto, compor equipes, distribuir tarefas e acompanhar a realização destas.

Também são funções do supervisor de obras monitorar padrões de qualidade da construção, verificar especificações dos materiais utilizados no canteiro de obras, bem como as condições de armazenagem; e zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho, observando normas de segurança do trabalho.

Processos cerâmicos

O Senai também está com inscrições abertas para o curso Operador de Processos Cerâmicos, área que oferta de vagas no mercado de trabalho. Esses especialistas definem a qualidade da matéria-prima das cerâmicas, identificando origem e características para poder utilizá-las da melhor maneira.

A capital alagoana vai ganhar um moderno laboratório para a formação profissional dos operadores, construído na Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes, a ser inaugurado neste mês de março. Os interessados nos dois cursos devem acessar o site do Senai, no endereço www.al.senai.br ou ligar para o Call Center, no (82) 3223-2200 ou direto na própria unidade, pelo (82) 2121-7272.