Economia

Bolsas dos EUA fecham em queda nesta quinta após forte alta da véspera

Dow Jones caiu 0,53%, S&P 500 perdeu 0,59% e Nasdaq recuou 0,73%

Por Reuters 02/03/2017 22h47
Bolsas dos EUA fecham em queda nesta quinta após forte alta da véspera
Reprodução - Foto: Assessoria
O mercado acionário norte-americano recuou nesta quinta-feira (2), pressionado por ações do setor financeiro, enquanto as ações da Caterpillar caíram após notícias de que agentes federais fizeram buscas na unidade da empresa em Illinois.

As ações da Caterpillar recuaram 4,3%, exercendo a principal pressão de baixa do Dow e ficando entre as principais quedas do S&P 500.

Não ficou imediatamente claro por qual motivo os agentes federais fizeram buscas em três locais da empresa. Após o fechamento do mercado, empresa disse que foram realizadas buscas para recolher documentos e informações eletrônicas.

O índice Dow Jones caiu 0,53%, a 21.002 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,59%, a 2.381pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,73%, a 5.861 pontos.

As ações financeiras lideraram as quedas entre os índices setoriais do S&P 500, que teve seu maior recuo percentual diário desde 30 de janeiro. O índice financeiro do S&P caiu 1,5%.

As ações dos bancos subiram na quarta-feira diante da expectativa de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, subirá a taxa de juros neste mês. O S&P 500 e o Nasdaq tiveram na quarta-feira o melhor dia desde a eleição de novembro, depois que presidente dos EUA, Donald Trump, adotou um tom comedido do em seu primeiro discurso no Congresso.

"Houve uma alta muito forte ontem (quarta-feira) sem necessariamente notícias reais para justificá-la. Então, eu acho que estão realizando alguns lucros hoje", disse Rick Meckler, presidente da empresa de investimentos LibertyView Capital Management em Jersey City, Nova Jersey.

A estreia na bolsa das ações da Snap, empresa-mãe do aplicativo de mensagens Snapchat, chamou a atenção dos investidores, com as ações fechando com alta de 44%, a US$ 24,48, e o volume totalizando mais de 216 milhões de ações.