Economia

Bovespa sobe nesta terça-feira com ganhos em commodities

No mês de fevereiro, a bolsa avança 5,97%

Por G1 21/02/2017 16h07
Bovespa sobe nesta terça-feira com ganhos em commodities
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera no azul nesta terça-feira (21), favorecido pela alta nas commodities e tendo as ações da Ecorodovias entre as maiores altas após o balanço trimestral.

Às 15h03, o Ibovespa subia 0,37%, a 68.786 pontos.

Destaques

A Vale caía mais de 1%, depois de na véspera as ações da mineradora fecharem nas máximas desde janeiro de 2013, após a empresa anunciar um acordo de acionistas para pulverizar o controle e ampliar a governança.

A Ecorodovias era um dos principais destaques positivos do Ibovespa com alta de mais de 3%. A empresa teve lucro líquido comparável no quarto trimestre de R$ 88,7 milhões, 157,5% maior do que em igual período de 2015, impulsionado pelo aumento na geração de caixa operacional e pela redução das despesas financeiras.

Cemig liderava os ganhos do dia, com valorização de mais de 4%.

A Petrobras avançava mais de 1%, em linha com os preços do petróleo no mercado internacional, que subiam após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) dizer que mantém o acordo para cortar a produção e que esperava adesão ainda maior com o acordo.

No exterior, Wall Street abriu em alta, com os três índices em alta recorde intradia, impulsionados por ganhos do petróleo e por resultados corporativos de varejistas dos EUA mais fortes do que o esperado.

Cenário interno

De acordo com a Reuters, no cenário interno, as atenções se voltam para a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado de Alexandre de Moraes, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, investidores aguardam a votação no Senado, que pode acontecer ainda nesta terça-feira, da proposta de nova fase para regularização de ativos no exterior, medida vista como positiva pela possibilidade de trazer recursos que poderiam também ser direcionados à renda variável.

Véspera

A Bovespa fechou em alta na segunda-feira (20), rompendo a barreira dos 68 mil pontos pela primeira vez em anos, com as ações da Bradespar e da Vale liderando os ganhos após anúncio sobre mudança em acordo de acionistas da mineradora.

O Ibovespa avançou 1,16%, a 68.532 pontos. Veja a cotação. É o patamar mais alta desde o fechamento do dia 8 de abril de 2011, quando a bolsa terminou o dia a 68.718. Nas últimas semanas, a bolsa vinha renovando o maior nível desde 2012.

No mês de fevereiro, a bolsa avança 5,97%. No acumulado do ano, sobe 13,7%.