Economia

Bovespa passa dos 68 mil pontos e fecha no maior patamar em quase 6 anos

Bradespar e Vale lideraram os ganhos do dia após notícia de mudança em acordo de acionistas

Por G1 20/02/2017 19h30
Bovespa passa dos 68 mil pontos e fecha no maior patamar em quase 6 anos
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou em alta nesta segunda-feira (20), rompendo a barreira dos 68 mil pontos pela primeira vez em anos, com as ações da Bradespar e da Vale liderando os ganhos após anúncio sobre mudança em acordo de acionistas da mineradora.

O Ibovespa avançou 1,16%, a 68.532 pontos.

É o patamar mais alta desde o fechamento do dia 8 de abril de 2011, quando a bolsa terminou o dia a 68.718. Nas últimas semanas, a bolsa vinha renovando o maior nível desde 2012.

No mês de fevereiro, a bolsa avança 5,97%. No acumulado do ano, sobe 13,7%.

Vale e Bradespar no topo

As ações preferenciais da Vale subiram mais de 6%, e as ordinárias, quase 7%. A mineradora informou um novo acordo de acionistas que prevê a incorporação da Valepar pela Vale, além de propor a viabilização da listagem da Vale no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa e transformá-la em uma sociedade sem controle definido.

Analistas do Credit Suisse e do BTG Pactual avaliam a notícia como positiva para a mineradora e para a Bradespar, umas das empresas que integram o grupo Valepar, grupo de controladores da Vale. As ações da empresa avançaram mais de 16%, liderando os ganhos do Ibovespa.

A alta em commodities de minério de ferro na China e nos preços do petróleo também ajudou o bom humor nesta sessão. Petrobras subiu em torno de 2% nas ordinárias e preferenciais.

Cenário interno

Com a agenda econômica esvaziada e com o feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira, investidores voltaram as atenções para eventos de grande relevância esperados para esta semana, incluindo a decisão do Banco Central sobre a taxa de juros brasileira.

No exterior, além da ata da última reunião do Federal Reserve, o mercado aguarda alguma sinalização por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o pacote fiscal, cuja expectativa levou Wall Street a renovar máximas históricas na semana passada.

Última sessão

O principal índice da Bovespa fechou em leve queda na sexta-feira (17), mantendo o movimento da véspera, mas acumulou ganhos na semana.