Economia

Bovespa fecha em leve queda nesta terça pressionada por ações da Vale

Ibovespa recuou 0,38%, a 66.712 pontos, após ter fechado na véspera no maior nível desde março de 2012

Por G1 14/02/2017 19h40
Bovespa fecha em leve queda nesta terça pressionada por ações da Vale
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa fechou esta terça-feira (14) em leve baixa, com papéis da Vale passando por ajuste negativo após a forte alta da véspera, enquanto os ganhos da Petrobras limitaram as perdas.

O Ibovespa recuou 0,38%, a 66.712 pontos, após ter fechado na véspera no maior nível desde março de 2012.

De acordo com operadores, três fatores ajudaram a definir o comportamento do índice no pregão. O primeiro foi o vencimento de opções sobre o Ibovespa, que acontece nesta quarta-feira e sempre impõe volatilidade ao mercado de ações. O segundo foi a queda no preço do minério de ferro, que derrubou as ações das mineradoras e siderúrgicas. O terceiro item foi o discurso da presidente do Fed, Janet Yellen, no senado americano.

Destaques do dia

O minério de ferro caiu 0,6% em Qingdao, na China, para US$ 91,71 a tonelada. Depois da alta expressiva de ontem, as ações da Vale caíram devolvendo os lucros e acompanhando a desvalorização do minério. Os papéis PNA recuaram 3,36% e as ações ordinárias tiveram baixa de 3,94%. As demais ações do setor de siderurgia também fecharam em baixa. Os papéis da Gerdau Metalúrgica recuaram 1,05%, as ações da CSN caíram 1,27% e os papéis da Gerdau tiveram desvalorização de 1,20%.

Em discurso, a presidente do banco central americano disse que avaliará nos próximos encontros se as condições de emprego e inflação continuam a evoluir de acordo com as expectativas, e, neste caso, um ajuste adicional das taxas de juros provavelmente seria "apropriado". Yellen também disse que esperar demais para remover a acomodação seria "imprudente" e pode forçar o Fed a elevar os juros rapidamente. Um aumento dos juros nos Estados Unidos favorece as aplicações financeiras no país e desestimula os investimentos em emergentes como o Brasil.

As ações da Petrobras fecharam em alta. Os papéis preferenciais subiram 1,28% e os papéis ordinários tiveram alta de 1,51%. Também contribui para a alta das ações da Petrobras, a valorização do preço do petróleo. Os contratos futuros tipo WTI para março subiram 0,51% para US$ 53,20 o barril.

As ações da Localiza subiram 4,11%, a maior alta do Ibovespa.