Economia
Bovespa fecha em leve alta nesta quinta-feira após pregão volátil
Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,2%, aos 64.964 pontos
O Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,2%, aos 64.964 pontos, após trocar de sinal algumas vezes ao longo do dia.
Perto do fechamento, as ações do Itaú Unibanco e do Bradesco, com forte peso na composição do índice, subiam 0,58% e 0,28%, respectivamente. A preferencial da Vale tinha alta de 0,10%.
Kroton e estácio lideraram as altas do dia, com avanço ao redor de 3%.
Segundo o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira, a visão da casa ainda é positiva para a bolsa no médio prazo, mas que os níveis atuais estão elevados e, no curto prazo, não haverá um movimento linear em relação a janeiro. No mês passado, o Ibovespa subiu 7,38%, com forte entrada de recursos externos.
Segundo ele, a despeito da volatilidade que trazem as discussões políticas na Europa, o ambiente segue favorável ao risco, calcado em expectativas de melhora da economia americana e global. No Brasil, a expectativa de médio prazo leva em conta a aprovação das reformas econômicas.
Segundo a Reuters, o cenário externo deu um tom favorável aos negócios, com Wall Street subindo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que faria um anúncio "fenomenal" sobre impostos nas próximas semanas.
Do quadro político local, a nomeação de Moreira Franco para o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência foi novamente suspensa por decisão liminar. A eleição do senador Edison Lobão (PMDB-MA) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado também foi citada por operadores como negativa, ainda segundo a Reuters, uma vez que ele é alvo de investigações ligadas à Lava Jato.
DestaquesAs ações da Suzano Papel e Celulose subiram 3,82%, liderando os ganhos do Ibovespa, após a empresa divulgar balanço mostrando desempenho operacional "sólido" no quarto trimestre, segundo analistas do Credit Suisse.
A Estácio Participações avançou 2,83%, enquanto Kroton subiu 2,79%, recuperando-se de parte das perdas recentes, em meio a preocupações sobre o avanço da fusão e após mudanças no Fies. Em quatro sessões, Estácio recuou 11,5% Kroton e caiu 8,7%.
A Embraer subiu 1,77%, após forte queda na véspera.
Itaú Unibanco ganhou 0,45%, renovando pela terceira sessão o maior fechamento, após resultados trimestrais e declarações dos executivos do banco. No setor, Santander subiu 2,13%.
A ação preferencial da Petrobras caiu 0,33% e a ordinária perdeu 0,87%, na contramão dos preços do petróleo no exterior, que subiram apoiados por uma inesperada queda nos estoques de gasolina dos Estados Unidos.
Já a Vale subiu 0,34% nas preferenciais e 1,6% nas ordinárias, em dia de alta do minério de ferro na China, segundo a Reuters.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas