Economia

Bovespa fecha em queda nesta segunda-feira

Papéis da Kroton e Estácio caíram após Cade dizer que união das empresas é anticompetitiva

Por G1 06/02/2017 19h28
Bovespa fecha em queda nesta segunda-feira
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou em queda nesta segunda-feira (6), após cair 1,63% na semana anterior, empurrada pelas perdas das empresas com maior peso no índice.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa, recuou 1,48%, aos 63.992 pontos.

Pela manhã, o índice chegou a subir, mas o avanço logo perdeu força.

Os papéis da Estácio e da Kroton, do setor educacional, terminaram o dia em queda após a Superintendência do Cade apontar que a união entre as empresas é anticompetitiva. As duas empresas lideraram as baixas da bolsa durante a manhã.

Nesta segunda, as empresas divulgaram comunicado dizendo que seguem "acompanhando a situação, analisando os efeitos do parecer e da comunicação na possível combinação dos negócios das companhias e analisando todos os possíveis resultados e alternativas sob as diversas perspectivas existentes".

As ações da Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco, todas com peso importante na composição do índice, ajudaram a puxar a queda do índice neste pregão.

Na outra ponta, Braskem liderou as altas, subindo em torno de 1,5%, após a perda de 3,8% do último pregão. Na noite de sexta-feira, a Petrobras negou notícia de que teria contestado termos do acordo entre Braskem e autoridades norte-americanas no âmbito da Operação Lava-Jato.

A cautela no mercado também ganhou respaldo do campo político, enquanto o mercado aguardou potenciais repercussões de delações no âmbito da Lava Jato, destaca a Reuters.

Última sessão

Na sexta-feira (3), o Ibovespa subiu 0,58%, aos 64.953 pontos.