Economia

Bovespa sobe após dados do mercado de trabalho dos EUA

Nos dois primeiros pregões de fevereiro, a bolsa caiu 2,2%

Por G1 03/02/2017 15h45
Bovespa sobe após dados do mercado de trabalho dos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa opera em alta nesta sexta-feira (3), após a divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Às 15h53, o principal índice de ações da bolsa subia 0,66%, aos 65.003 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da Vale se destacavam entre as quedas, com perdas de mais de 6% nos papéis ordinários e mais de 5% nos preferenciais. Na outra ponta, a TIM figurava entre os maiores ganhos do dia, com avanço de mais de 4% após a divulgação do balanço trimestral da empresa, com queda de 21,8% no lucro em razão de maiores investimentos em bens de capital e despesas financeiras.

Cenário externo e interno

O mercado de trabalho norte-americano abriu 227 mil vagas em janeiro, maior ganho em quatro meses, mas a renda média por hora dos trabalhadores subiu menos que o esperado, aumentando a expectativa por maior cautela por parte do Federal Reserve para subir juros no país, destaca a Reuters.

No cenário interno, a reeleição na véspera de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados foi vista como positiva para o avanço das medidas de interesse do governo no Congresso Nacional, como a reforma previdenciária, mas os investidores ainda seguem em alerta à espera das delações da Lava Jato, ainda de acordo com a Reuters.

Último fechamento

A bolsa fechou em queda após alternar movimentos de alta durante o pregão desta quinta-feira (2), pressionada por ações de bancos, com as preferenciais do Bradesco entre as principais perdas do dia após a divulgação do resultado no quarto trimestre desapontar o mercado, com queda no lucro.

O Ibovespa recuou 0,4%, aos 64578 pontos. Nos dois primeiros pregões de fevereiro, a bolsa caiu 2,2%. Mas, no ano, há alta acumulada de 7,22%.