Economia

3 de fevereiro de 2017 19:53

Bovespa fecha em alta nesta sexta-feira, mas tem perda na semana

No acumulado da semana, contudo, houve queda de 1,63%

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira (3), após a divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos e e com os ganhos nas ações dos bancos privados compensando a pressão do setor de siderurgia e mineração.

O Ibovespa, o principal índice de ações da bolsa, subiu 0,58%, aos 64.953 pontos.

Na semana, a bolsa brasileira recuou 1,63%. No acumulado do ano, contudo, o índice avança 7,8%.

No melhor momento do pregão, o Ibovespa subiu 1,2%, após ter recuado 0,5% na mínima do dia.

As ações da Vale se destacaram entre as quedas, com perdas de mais de 6% nos papéis ordinários e mais de 5% nos preferenciais. Na outra ponta, a TIM liderou os ganhos do dia, com avanço de mais de 4% após a divulgação do balanço trimestral da empresa, com queda de 21,8% no lucro em razão de maiores investimentos em bens de capital e despesas financeiras.

Petrobras fechou em alta de mais de 2%, assim como os bancos Itaú e Bradesco, ajudando a puxar a alta do índice.

Cenário externo e interno

O mercado de trabalho norte-americano abriu 227 mil vagas em janeiro, maior ganho em quatro meses, mas a renda média por hora dos trabalhadores subiu menos que o esperado, aumentando a expectativa por maior cautela por parte do Federal Reserve para subir juros no país, destaca a Reuters.

No cenário interno, a reeleição na véspera de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados foi vista como positiva para o avanço das medidas de interesse do governo no Congresso Nacional, como a reforma previdenciária, mas os investidores ainda seguem em alerta à espera das delações da Lava Jato, ainda de acordo com a Reuters.

Último fechamento

A bolsa fechou em queda após alternar movimentos de alta durante o pregão desta quinta-feira (2), pressionada por ações de bancos, com as preferenciais do Bradesco entre as principais perdas do dia após a divulgação do resultado no quarto trimestre desapontar o mercado, com queda no lucro.

O Ibovespa recuou 0,4%, aos 64578 pontos. Nos dois primeiros pregões de fevereiro, a bolsa caiu 2,2%. Mas, no ano, há alta acumulada de 7,22%.

Fonte: G1

Comentários

MAIS NO TH