Economia

Pesquisa revela perfil do turista que visita a região Costa dos Corais

Região corresponde às expectativas de 99% dos turistas

Por Assessoria 30/01/2017 21h47
Pesquisa revela perfil do turista que visita a região Costa dos Corais
Reprodução - Foto: Assessoria
Um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Alagoas, a Costa dos Corais, no Litoral Norte do Estado, agora conta com uma ferramenta importante para análise e gestão do segmento na região. A Pesquisa do Perfil do Turista, realizada pelo Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), revela detalhes sobre o público da região.

A pesquisa amostral, que foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2016, nos municípios de Maragogi, Japaratinga e Passo de Camaragibe, é o marco inicial para um estudo mais aprofundado sobre a Costa dos Corais. Outras quatro serão realizadas ainda este ano, a partir de março.

Para o superintende de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas, a iniciativa é uma forma de compreender melhor quem chega a Alagoas e um mecanismo relevante para traçar estratégias.

“É fundamental que conheçamos os turistas que visitam nosso Estado. A partir disso, podemos analisar e planejar com maior assertividade ações que desenvolvam os destinos alagoanos e atraiam ainda mais visitantes de dentro e de fora do país”, comentou Paulo Kugelmas.

De acordo com o levantamento, a região se consolidou como um destino voltado para famílias e casais em lua de mel, visto que 55% dos visitantes são casados e 39% solteiros.

A pesquisa revela também que a maioria dos turistas vem do Sudeste do país, sobretudo de São Paulo (39%) e do Rio de Janeiro (32%). No âmbito internacional, tiveram destaque os viajantes vindos da cidade de Amsterdã, na Holanda, configurando 3% dos estrangeiros entrevistados.

Os dados apontam que o tempo de permanência na região é, em média, de sete dias, de acordo com 46% dos entrevistados. Para 99% deles, a viagem correspondeu às suas expectativas e 87% pretendem retornar e/ou indicaria o destino a amigos e familiares.

“Com essas informações, nós conseguimos ter uma boa gestão estratégica, como, por exemplo, identificar o que faria o turista deixar mais recursos financeiros no destino e que tipo de atividade ele busca como experiência, para poder ampliar a nossa capacidade”, afirmou o diretor-executivo do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Renato Lobo.

A Costa dos Corais é formada pelos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira.