Economia

Bovespa cai mais de 2% por pressão de bancos, Vale e Petrobras

Índice de ações brasileiro recuou 2,62%, mas continua com ganhos desde o início do ano

Por G1 30/01/2017 18h57
Bovespa cai mais de 2% por pressão de bancos, Vale e Petrobras
Reprodução - Foto: Assessoria
A aversão ao risco nas bolsas internacionais contaminou o mercado acionário brasileiro nesta segunda-feira (30). O principal índice da Bovespa caiu mais de 2%, pressionado por bancos e ações de empresas ligadas a commodities. O movimento foi de correção após 12 altas em 19 pregões até agora em 2017, segundo a Reuters.

O Ibovespa teve queda de 2,62%, a 64.301 pontos.

Apesar da forte baixa desta segunda, a bolsa brasileira acumula ganhos de 6,7% em 2017.

Petrobras recuou quase 5%, espelhando a fraqueza das cotações internacionais do petróleo diante de indícios de um aumento na atividade de perfuração nos Estados Unidos, visto como uma ameaça ao excesso de oferta no mercado.

Os bancos Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander também tiveram forte queda. As ações da Vale recuaram mais de 5% nas preferenciais (prioridade ao receber dividendos) e acima de 4% nas ordinárias (direito a voto).

Realização de lucros

Até a sexta-feira passada, o Ibovespa acumulava valorização de 9,64% no ano. Segundo operadores, investidores aproveitam para embolsar parte dos lucros obtidos desde o começo do ano, em um momento de cautela tanto no Brasil quanto lá fora.

"Há espaço para realizações [de lucros], mas vamos depender do fluxo de recursos", afirmou o economista-chefe da Home Broker Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota, segundo a Reuters.

Cautela no exterior

Com os mercados chineses fechados para o feriado do Ano Novo Lunar, as atenções no exterior se voltam para as tensões geopolíticas desencadeadas por decisões tomadas pelo novo presidente norte-americano, Donald Trump, o que reduz o apetite por ativos mais arriscados.

Por aqui, o noticiário político voltou a ganhar peso com a proximidade do fim do recesso do Judiciário e do Congresso Nacional e após a ministra presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, ter homologado nesta manhã as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht no âmbito da operação Lava Jato.

Último pregão

O Ibovespa fechou em baixa na sexta-feira (27), após quatro dias seguidos de alta, e recuou 0,24%, aos 66.033 pontos, após renovar o maior patamar desde março de 2012 na véspera. No acumulado da semana passada, o índice avançou 2,34%.