Economia

Bovespa dá trégua e fecha em baixa após 4 altas seguidas

Índice da bolsa paulista recuou 0,24% nesta sexta-feira, aos 66.033 pontos, e acumulou 9,67% no ano

Por G1 27/01/2017 20h45
Bovespa dá trégua e fecha em baixa após 4 altas seguidas
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista perdeu força e fechou em baixa nesta sexta-feira (27), após quatro dias seguidos de alta. Os investidores aproveitaram para embolsar parcialmente os lucros obtidos com o avanço do índice, no maior patamar em quase cinco anos.

O Ibovespa recuou 0,24%, aos 66.033 pontos, após renovar o maior patamar desde março de 2012 na véspera.

No acumulado da semana, o índice avançou 2,34%. Em 2017, a Bovespa tem ganho de 9,64%.

Destaques do dia

Vale oscilou entre altas e baixas, mas fechou com ganhos, sem a referência do mercado chinês de minério de ferro, que permanecerá fechado por uma semana a partir desta sexta-feira com o feriado do Ano Novo Lunar. Operadores citaram ainda expectativas para o balanço do quarto trimestre da empresa, a ser divulgado em 23 de fevereiro.

Petrobras recuou mais de 2%, acompanhando o fraco desempenho das cotações internacionais do petróleo. Na véspera, a empresa anunciou o corte dos preços do diesel e da gasolina nas refinarias a partir desta sexta-feira.

De acordo com operadores do mercado, a bolsa paulista começou o dia enfraquecida por algumas realizações de lucros, mas reduziu o ritmo de queda e passou a oscilar perto da estabilidade até cair, depois que ações de peso no Ibovespa, incluindo a Vale, começaram a devolver as perdas da abertura.

Cenário externo

No exterior, predominou um sentimento de cautela, com investidores aguardando novas declarações do presidente norte-americano Donald Trump, que se reúne nesta sexta-feira com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e digerindo os números do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.

A economia norte-americana fechou 2016 com um crescimento de 1,6%, abaixo dos 2,6% registrados no ano anterior, informou nesta sexta-feira (27) o Departamento do Comércio do país. É a taxa mais fraca desde 2011.

Véspera

O tom positivo prevaleceu no mercado acionário brasileiro na véspera. O Ibovespa fechou acima dos 66 mil pontos na volta do feriado, em uma sessão com as ações de bancos entre os melhores desempenhos. No fim da sessão os ganhos foram reduzidos pela queda das ações da Vale. O Ibovespa subiu 0,53%, a 66.190 pontos. Foi o maior patamar da bolsa brasileira desde o dia 26 de março de 2012, quando o índice terminou a sessão aos 66.684 pontos.