Economia

Governo implanta novo Sistema de Administração Financeira e Contábil

Plataforma inicia nova fase para a gestão pública alagoana; evento acontece no Teatro Gustavo Leite, dia 27 de janeiro

Por Assessoria / Sefaz-AL 24/01/2017 12h44
Governo implanta novo Sistema de Administração Financeira e Contábil
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas lança, no dia 27 de janeiro, o Projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado, o Siafi Alagoas. O evento acontece no Teatro Gustavo Leite, a partir das 8h30.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Fazenda, Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio e Controladoria-Geral para apresentação do novo sistema e do calendário progressivo de implantação aos gestores e servidores estaduais.

Além da apresentação do Siafi Alagoas, dois dos principais especialistas nas áreas de contabilidade e finanças públicas, Paulo Feijó e Raul Velloso, preenchem a programação do evento com as palestras ‘Desafios de implementação de SIAFIs nos Estados’ e ‘Situação Fiscal dos Estados Brasileiros’, respectivamente.

O intuito é fazer com que o evento sirva como um momento de integração entre os colaboradores de governo e, ao mesmo tempo, como uma oportunidade de ampliação dos conhecimentos acerca das realidades de gestão em outros estados e do cenário econômico e fiscal vivido em todo o país.

Siafi Alagoas

Como explica o secretário George Santoro, o novo sistema chega como um divisor de águas no modelo de gestão pública de Alagoas, trazendo mais modernidade aos procedimentos de execução orçamentária e financeira.

“O Siafi Alagoas substituirá o atual Siafem, software da década de 80 e de primeira geração. Trata-se de uma ferramenta tecnológica que integra diversos sistemas existentes no Estado, permitindo a contabilização e a gestão financeira e orçamentária de forma automática, garantindo mais agilidade, transparência e controle às rotinas de trabalho. Estamos dando um grande passo para a consolidação de novos tempos na gestão pública estadual”, frisou Santoro.

O sistema a ser implantado foi considerado de quarta geração pelo especialista em modernização dos estados do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Carlos Pimenta, em menção realizada durante o Seminário Internacional de Sistemas Integrados de Administração Financeira (SIAF) e Contabilidade Pública, em Brasília, pois será customizado em Alagoas, ao longo de 2017, de acordo com as novas normas de contabilidade pública.

“O SIAFI é uma ferramenta necessária e importante para a contabilidade do Estado que permite a otimização dos gastos. Os servidores irão utilizar algo mais tecnológico, que oferece mais agilidade e eficiência no serviço, além de proporcionar mais transparência”, disse Clara.

O projeto faz parte do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco), linha de crédito do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) direcionada às iniciativas que permitam a melhoria dos procedimentos de gestão fiscal, bem como a otimização do gasto público.

Para a secretária do Tesouro Estadual, Renata Santos, “o sistema possibilita melhor controle das finanças estaduais e condições para extrair informações contábeis concretas para a tomada de decisões, cenário que impacta de modo positivo a eficiência do gasto público, a transparência e os resultados para o desenvolvimento de Alagoas”, ressalta.

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, o novo sistema é essencial para o fortalecimento de um governo célere e de qualidade. A controladora-geral, Maria Clara Bugarim, acrescenta ainda que o sistema instrumentaliza o servidor ao oferecer mais segurança contábil.

Inscrições

As inscrições para o evento estão abertas a todos os servidores dos setores financeiro, orçamentário, contábil, de convênios, contratos, recursos humanos, bem como servidores do setor administrativo e responsáveis pela área de acesso à informação e transparência dos órgãos de governo.

Para o público externo, é permitida participação de profissionais de contabilidade e finanças e de estudantes dos cursos de Economia, Contabilidade e Administração. Todas as inscrições devem ser feitas no site da Sefaz Alagoas, por meio do link. As confirmações chegarão por e-mail.

As vagas são limitadas e as inscrições estarão abertas até as 12h do dia 26 de janeiro ou até o preenchimento das vagas. Profissionais da imprensa que desejarem participar do evento devem efetuar credenciamento com o preenchimento de formulário disponível no mesmo link.

Programação

8h30 | Café da manhã e credenciamento

9h30 | Abertura solene: boas vindas

9h40 | Apresentação do SIAFI Alagoas

10h20 | Desafios de implementação de SIAFIs nos Estados

Palestrante: Paulo Henrique Feijó

Paulo Henrique Feijó foi contador geral da União durante seis anos e responsável por mudanças relevantes na contabilidade pública brasileira. É autor de livros reconhecidos nas áreas de gestão e execução orçamentária e financeira.

11h00 | Situação Fiscal dos Estados Brasileiros

Palestrante: Raul Velloso

Raul Velloso é consultor econômico Ph.D. pela Yale University e ex-secretário do Ministério do Planejamento. É autor de cinco livros relevantes voltados à economia do setor público.

12h00 | Encerramento – palavra do governador Renan Filho.