Economia

Bovespa fecha em alta com Vale e Petrobras, mas recua na semana

Ibovespa avançou 0,89%, aos 64.521 pontos em dia de posse de Donald Trump e em meio a incertezas após a morte do relator da Lava Jato no Supremo

Por G1 20/01/2017 18h36
Bovespa fecha em alta com Vale e Petrobras, mas recua na semana
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa fechou em alta no pregão de sexta-feira (20), recuperando-se do fraco fechamento na véspera, em meio ao avanço das ações da Vale e da estatal Petrobras.

O Ibovespa subiu 0,89%, a 64.521 pontos.

Na terceira semana do ano, o índice da bolsa paulista recua 1,36%. No acumulado de 2017, contudo, o Ibovespa sobe 7,1%.

As ações preferenciais da Petrobras subiram quase 2%, em linha com os preços do petróleo no mercado internacional , que avançam pelo segundo dia consecutivo com otimismo sobre o cumprimento do acordo entre produtores para enxugar a oferta.

Mais negociados do dia, os papéis preferenciais da Vale avançaram em torno de 5%, após o recuo da véspera.

As ações do Itaú Unibanco também subiram, contribuindo para o viés positivo do Ibovespa, dado o seu peso na composição do índice. Outros bancos trabalharam no azul: Banco do Brasil, Bradesco e Santander Unit.

Morte de Zavascki

A morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), lança dúvidas sobre o curso das investigações, intensificando o clima de incertezas no cenário político.

A expectativa era de que o ministro decidisse em fevereiro se homologaria ou não o acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht. O acordo é apontado como tendo potencial explosivo para boa parte da classe política que teve o nome citado pelos executivos da empreiteira.

Posse de Trump

Durante sua posse, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, não trouxe surpresas em seu discurso. Ele prometeu gerar empregos e aumentar investimentos em infraestrutra, reiterando sua promessa de campanha.

Trump se mostrou pronto para começar a implementar ações executivas no seu primeiro dia na Casa Branca, para avançar rapidamente com as suas promessas de reprimir a imigração, construir um muro na fronteira entre Estados Unidos e México e reverter políticas do presidente Barack Obama.

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda, com a Vale entre os destaques negativos. O principal índice de ações da bolsa caiu 0,31%, aos 63.950 pontos.