Economia

Bovespa sobe apoiada nesta quarta em ações da Vale

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,82%, a 64.354 pontos, nível mais alto em 11 semanas

Por G1 18/01/2017 16h23
Bovespa sobe apoiada nesta quarta em ações da Vale
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa opera em alta nesta quarta-feira (18), após fechar na véspera no nível mais alto em 11 semanas, tendo como suporte os ganhos em ações da Vale.

Às 15h55, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, subia 0,21%, a 64.490 pontos.

As ações preferenciais e ordinárias da Vale subiam em torno de 5% por volta do mesmo horário. As negociações sobre a renovação do acordo de acionistas, que expira em abril, estão na reta final, segundo o "Valor". Atualmente, o acordo é de 20 anos, vigente desde o ano de privatização da empresa, em 1997, mas pode ter prazo diminuído para até 6 anos, segundo o jornal. Outra discussão é referente à migração das duas classes de ações (ordinárias e preferenciais) para apenas ordinárias, que dão direito a voto.Em relatório, a Guide Investimentos considera a medida positiva, uma vez que tornaria "o controle da Vale mais pulverizado", melhorando a governança corporativa, segundo a Reuters. Também no radar estavam as cotações do minério de ferro na China.

Já as ações preferenciais da Petrobras tinha leve alta, em pregão marcado pelo declínio dos preços internacionais em meio à expectativa de aumento na produção norte-americana da commodity. Na véspera, a estatal informou ter concluído a emissão de US$ 4 bilhões em títulos com vencimentos em 2022 e 2027.

Segundo participantes do mercado, a cautela ainda persiste no exterior, mas os investidores agora se voltam ao noticiário doméstico, aguardando os números da nova safra de balanços das empresas, que começa na próxima semana, e monitorando os desdobramentos no cenário político.

"Eu acho que estamos vendo na Bovespa um certo otimismo, principalmente depois do corte de juro mais agressivo do Copom", afirma o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora, à Reuters.

De acordo com ele, até mesmo setores que vinham tendo performance fraca, como é o caso da indústria de construção, agora estão se saindo melhor com a perspectiva de redução de juros.

Véspera

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,82%, a 64.354 pontos, com as ações de construtoras e do setor de educação influenciadas positivamente pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reforçou as apostas em um ritmo maior de queda da taxa básica de juros.

No acumulado do ano, a bolsa brasileira avança 5,8%. Na semana passada, contudo, o indicador acumulou alta de 3,2%.