Economia

Bovespa fecha em alta nesta segunda, sustentada por ganhos da Vale

Negócios foram esvaziados por feriado nos EUA

Por G1 16/01/2017 18h45
Bovespa fecha em alta nesta segunda, sustentada por ganhos da Vale
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista subiu nesta segunda-feira (16), sustentado principalmente pelos ganhos da Vale. A sessão marcada pelo vencimento de contratos de opções (ações do mercado futuro) e sem a referência de Wall Street, pelo feriado pelo Dia de Martin Luther King nos Estados Unidos.

O Ibovespa subiu 0,28%, para 63.831 pontos.

No acumulado do ano, a bolsa brasileira avança 5,8%.

Vale e Usiminas estiveram entre os destaques do dia, seguindo a cotação do minério de ferro que chegou a disparar 8% na Bolsa de Dalian, atingindo o nível mais elevado em três anos. Perto do fechamento, as ações da Vale subiam mais de 3%.

A mineradora anunciou que embarcou na última sexta-feira sua primeira carga comercial de minério de ferro produzida na mina de S11D, seu maior projeto de minério, em Canaâ dos Carajá, no Sudeste do Pará.

O Credit Suisse também elevou para "outperform" a recomendação de Bradespar, fazendo as ações subirem mais de 6% no fim do pregão.

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras tiveram leve alta, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional , que caíam em meio a dúvidas sobre os cortes na produção.

Os bancos Itaú Unibanco e Bradesco também subiram. Na outra ponta, os papéis da Eletrobras caíram quase 3%, liderando as baixas.

Última sessão

Na sexta-feira (12), o mercado acionário brasileiro fechou em baixa de 0,47%, a 63.651 pontos. Na semana passada, contudo, o indicador acumulou alta de 3,2%. O giro financeiro nesta sexta-feira somou R$ 6,6 bilhões.