Economia

Desenvolve executa plano para disseminar cultura empreendedora

Plano de ação foi iniciado nesta terça-feira (10) durante encontro promovido pela Rede Global do Empreendedorismo na sede da agência

Por Assessoria / Desenvolve 11/01/2017 14h00
Desenvolve executa plano para disseminar cultura empreendedora
Reprodução - Foto: Assessoria

Maceió é a cidade com o pior resultado no Índice de Cidades empreendedoras 2016 (ICE), ranking que define as melhores cidades para se empreender no país elaborado pela Endeavor, organização global sem fins lucrativos que visa fomentar o empreendedorismo de alto impacto pelo mundo.

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) trabalha diariamente para ajudar a mudar essa realidade e como parte do trabalho desenvolvido pela instituição, seus representantes estiveram presentes durante reunião promovida pela Rede Global do Empreendedorismo de Maceió (RGE), ligada à Endeavor, para discutir a importância da construção de um ecossistema que dê suporte e engajamento pela cultura empreendedora na capital alagoana.

O resultado final do diagnóstico identificou os seguintes problemas a serem solucionados: o desconhecimento do mercado por parte do empreendedor; a falta de conexão entre academia e mercado e a falta de qualificação empreendedora no ensino médio.

“Este resultado é alarmante devido à importância do município propiciar as condições adequadas para o fortalecimento dos negócios existentes e para a criação de novas empresas. Por isso, é importante mantermos ações alinhadas com a continuidade das propostas definidas pelo comitê”, explica Gabriel Lumba, gestor de projetos da Desenvolve e líder local da RGE.

Dentre os tópicos abordados na reunião, que aconteceu na terça-feira (10) no auditório da Desenvolve, estava também a disseminação da cultura empreendedora dentro das escolas de ensino médio em que fossem observados modelos de sucesso no Estado, como, por exemplo, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep), escolhidos por suas relevantes propostas de ensino à população.

Para garantir a efetividade das ações no município, desde outubro de 2016 a RGE conta com um comitê local, composto por 24 instituições representadas por especialistas e profissionais de diversas áreas, que atuará no desenvolvimento de sete eixos, baseados nos pilares utilizados na pesquisa de cidades empreendedoras: infraestrutura, cultura empreendedora, ambiente regulatório, acesso à capital, mercado, capital humano e inovação.

Ainda durante a reunião, foi celebrada a entrada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ao comitê, que já contava com o apoio da  Secretaria  de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur).

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, esteve presente durante o encontro e reafirmou o compromisso da agência e do Governo do Estado em ações não apenas de financiamento, mas que possam atingir as raízes da população e do pequeno empreendedor. “A cada dez empresas que abrem no Brasil, cinco fecham. E 65% desses empresários nunca tiveram nenhum contato com formação em educação financeira. Esse diagnóstico é importante para entendermos o que acontece na prática e o que podemos fazer para mudar essa realidade aqui em Alagoas”, disse.

A programação é de que o plano de ação da RGE para solucionar esses problemas seja concluído em março deste ano e que seu lançamento oficial seja realizado em maio.